segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso tem 75 cidades com alta incidência de dengue; Sinop lidera notificações

PUBLICIDADE

Dos 141 municípios mato-grossenses, 75 apresentam neste ano alta incidência de dengue com índice superior a 300 casos por 100 mil habitantes. No Estado, a incidência é de 706 casos notificados a cada 100 mil habitantes. A alta incidência representa um aumento significativo em relação ao mesmo período no ano anterior. Sinop continua como o município com maior número de notificações, com 3.214 casos. Rondonópolis e Cuiabá também registraram números expressivos, com 1.287 e 2.724 casos, respectivamente.

Segundo o Boletim Epidemiológico da Dengue, emitido pela Secretaria de Estado de Saúde, foram 22.773 casos notificados de dengue em oito meses – aumento de 123,29%, em comparação ao mesmo período de 2014, quando houve 10.199 notificações.

Seis óbitos por dengue foram confirmados nos municípios de Cuiabá, Matupá, Sapezal, Sorriso, Juína e Rondonópolis. Cinco mortes ainda seguem em processo de investigação, aguardando o resultado do laboratório.

A SES recomenda às secretarias municipais de Saúde que mantenham a rede atenta para o diagnóstico precoce da doença e o manejo correto para que os óbitos sejam evitados. Além disso, são realizadas atividades de vistoria, orientação e prevenção, principalmente nos municípios silenciosos e de maior incidência.

Zyka e Chikungunya – Cinco casos de zika vírus já foram confirmados em Mato Grosso, sendo dois em Rondonópolis, um em Tesouro, um em Cuiabá e um em Várzea Grande.

Sobre a febre chikungunya estão em análise 169 exames, sendo nove aguardando triagem. Até o momento, não foi confirmado caso de transmissão da doença em Mato Grosso. No entanto, no início do mês de março ocorreu o primeiro caso "importado" de febre chikungunya no município de Cuiabá.

Cuidados – Os sinais e os sintomas da dengue, febre chikungunya e zika vírus são parecidos, a primeira manifestação é a febre alta de início abrupto, acompanhada de dores articulares e musculares, dores de cabeça, fadiga e manchas avermelhadas na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.

A orientação é de alerta dos sintomas, caso apresente sinais e sintomas das doenças, deve-se procurar imediatamente os serviços de saúde e evitar o uso medicamentos sem prescrição médica.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Comércio em Sinop não pode abrir no Dia do Trabalhador, informa CDL

Grande parte do comércio varejista geral não vai abrir...

Pescador morre afogado após barco virar em rio no Mato Grosso

A Polícia Civil confirmou que Willians Lopes de Siqueira,...
PUBLICIDADE