PUBLICIDADE

Mato Grosso quer permanência de Força Nacional; PF concorda

PUBLICIDADE

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, defendeu a permanência da Força Nacional de Segurança (FNS) em Mato Grosso para reforçar o efetivo da Polícia Federal e IBAMA nas operações de combate ao desmatamento ilegal e em outros crimes. Recentemente, o Ministério Público Federal do Pará pediu o cancelamento da portaria que permitiu à Força Nacional ampliar por mais tempo sua atuação nos Estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia. Para o MPF, a continuidade das operações do grupo é irregular.

Isto porque no entender do procurador da República Fernando Aguiar, de Belém (PA), os trabalhos têm ocorrido de maneira ininterrupta há mais de anos, o que contraria os termos do próprio decreto que instituiu a força, segundo o qual a atuação deveria ser de forma episodia e não permanente.

"Defendo realmente que se continue porque esta força pode fazer sua atuação nos Estados que estão carentes. É uma forma de dar apoio à PF", falou Diógenes Curado. Segundo Curado, além da área ambiental, a tropa também poderia atuar no combate e repressão ao tráfico de drogas. "Já houve cobranças em relação a esta questão", explica o secretário.

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis e PF dizem que o controle do desmatamento em Mato Grosso tornou-se possível com apoio da tropa federal. Em 2008, 60 homens da corporação estiveram no Estado, e, em 2009, 30. O grupo é formado por militares de diferentes unidades da federação. Somente de Mato Grosso são 100 PMs no efetivo .

No comparativo de agosto a novembro de 2008 com o mesmo período de 2009 o desmatamento reduziu quase 20% em Mato Grosso, segundo o instituto Imazon. Para a PF, o trabalho conjunto é mais eficiente. "Não há o que questionar. Muito pelo contrário, é uma meta segurança efetiva naquele Estado onde ela está trabalhando", defende o superientende em Mato Grosso, Oslain Campos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guarda Municipal de Sinop inicia etapa de treinamento de armamento e tiro

A secretaria de Segurança e Trânsito retomou ontem o...

Começa mutirão para cadastro ambiental rural em Lucas do Rio Verde

Iniciou, ontem, a programação do Mutirão CAR Digital 2.0...

Bombeiros usam 200 mil litros de água para combater incêndio em depósito em Mato Grosso

Um incêndio de grandes proporções atingiu um barracão utilizado...
PUBLICIDADE