sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso investe em novos roteiros turísticos

PUBLICIDADE

A Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso (Sedtur) promove reunião nos dias 1o e 2 de setembro para propor a criação de novos roteiros turísticos em Mato Grosso.

Dando foco na regionalização, a proposta é subdividir Pantanal, Cerrado, Amazônia e Araguaia em 16 micro-regiões, compostas por municípios que tenham afinidades de localização, acesso, atrativos e vocações turísticas.

Cerca de R$ 290 mil serão investidos até final de outubro na implantação do “Programa de Regionalização em Mato Grosso”. Os recursos são do Governo Federal, via Ministério do Turismo.

“Para 2006, vamos buscar mais R$ 350 mil, com a celebração de um novo convênio com o Ministério, para investir na regionalização do Turismo no Estado”, informou a secretária de Desenvolvimento doTurismo de Mato Grosso, Yêda Marli de Oliveira Assis.

O estudo está sendo feito por meio de seminários realizados nos municípios-pólo de cada micro-região. Até agosto, foram realizados seminários em Diamantino, Tangará da Serra, Colíder, Itaúba, Sinop e Poxoréu. Na primeira quinzena de setembro, serão contemplados os municípios de Pontes e Lacerda (dia 9) e Reserva do Cabaçal (dia 14).

Nove micro-regiões já estão criadas. São elas: Médio-Norte, região de Diamantino; Nascentes Platino-Amazônica, partindo de Tangará da Serra; Vale do São Lourenço, integrando Jaciara, Juscimeira, Campo Verde e Primavera do Leste; Vale do Teles Pires, Cantos e Recantos do Sudeste Mato-grossense, Vale do Guaporé, Pantanal e região metropolitana, tendo como pólo a capital Cuiabá.

O objetivo final do processo é a criação dos roteiros turísticos de Mato Grosso. Para receber a classificação de Roteiro Turístico, o destino precisará ter acesso e sinalização vertical e horizontal adequadas, serviços qualificados e meios de hospedagem cadastrados. “Também são importantes as manifestações culturais, artesanais e gastronômicas do local”, considerou a turismóloga Thaís Quintão, interlocutora do Programa de Regionalização do Turismo em Mato Grosso.

A consolidação do processo se dá com a produção de folheteria de divulgação e criação de canais de comercialização, envolvendo agentes de viagens e operadoras turísticas estaduais, nacionais e internacionais. Os novos roteiros turísticos serão lançados no II Salão do Turismo, a ser promovido pelo Ministério do Turismo, no período de 02 a 06 de junho de 2006.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE