terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso intensifica ações de proteção à floresta amazônica

PUBLICIDADE

A Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fema) está investindo na consolidação das unidades de preservação e conservação ambiental para a região da Amazônia mato-grossense. As primeiras ações do programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) serão deflagradas no início de junho.

Resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Fema, e o Ministério do Meio Ambiente, o programa vai permitir, durante os dois anos de sua execução, a dotação de infra-estrutura e equipamento de todas as unidades de preservação e conservação ambiental das regiões Noroeste e Norte de Mato Grosso.

O projeto prevê ainda o treinamento de pessoal e programas de manejo e de educação ambiental para as populações do entorno das unidades e visitantes, além de ações de monitoramento e fiscalização das unidades.

As ações previstas no Arpa vão beneficiar as unidades ambientais compostas pelos parques estaduais Tucumã, Igarapés do Juruena, Cristalino e Parque Estadual do Xingu, as estações ecológicas Rio Roosevelt, Rio Madeirinha e Rio Flor do Prado, as reservas Guariba/Roosevelt e Apiacás.

Das 36 unidades de conservação e preservação ambiental sob responsabilidade direta do Estado, duas foram criadas no atual Governo. Nos últimos dois anos, o Governo do Estado criou novas áreas de proteção e conservação ambiental em dois ecossistemas sob forte pressão: o da Amazônia e o do Pantanal.

A primeira área de conservação ambiental criada pela atual administração do Estado foi a Estação Ecológica Rio Flor do Prado. Localizada em Aripuanã, a estação, instituída em 2003, tem uma área de 8.517 hectares de Floresta Amazônica.

A mais nova área de preservação ambiental fica em pleno Pantanal. O Parque Estadual Encontro das Águas foi criado no ano passado pelo governador Blairo Maggi. Com área total de 108.960 hectares, o parque vai proteger uma porção importante do pantanal nos municípios de Barão de Melgaço e Poconé.

Na região do Araguaia, segundo o coordenador de Unidades de Conservação da Fema, Helder Monteiro Antunes, o Parque Estadual do Araguaia, em Novo Santo Antônio, que tem uma área total de 230 mil hectares, terá seu plano de manejo colocado em prática no segundo semestre deste ano.

Para marcar a Semana do Meio Ambiente, que será aberta na próxima sexta-feira, a Fema preparou uma extensa programação. Entre os dias 03 e 05 de junho, em parceria com várias entidades, serão realizadas uma série de atividades em Cuiabá, tendo como cenários o Parque da cidade Mãe Bonifácia, bem como o Auditório da Famato, no CPA. O tema central dos debates levantados durante os eventos programados será as políticas de Educação Ambiental.

“A intenção do Governo Blairo Maggi é sensibilizar a comunidade de Mato Grosso para debater os assuntos relacionados ao Meio Ambiente. Acredito que atividades voltadas para a Educação Ambiental são necessárias e podem contribuir para a preservação das futuras gerações”, diz Moacir Pires, secretário especial de Meio Ambiente do Estado e presidente da Fema.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum fortalecerá revitalização de áreas verdes no meio urbano

A prefeitura vai abrir processo licitatório, dia 13, visando...

MP confirma aumento para penas de ‘mercenários’ em Mato Grosso

O Ministério Público informou, esta tarde, que três integrantes...
PUBLICIDADE