PUBLICIDADE

Mato Grosso é o 3º Estado a firmar cooperação com a CGU para intensificar combate a corrupção

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

A Controladoria Geral da União (CGU) e a secretaria estadual de Segurança Pública e Polícia Judiciária Civil assinaram, esta tarde, o acordo de cooperação técnica para compartilhamento de dados, informações, estudos, capacitações, sistemas informatizados, de modo a contribuir para a prevenção e o combate à corrupção. Mato Grosso é o terceiro estado em que a CGU passa a compartilhar o banco de dados com a Polícia Civil.

A troca de informações vau facilitar investigações de crimes fazendários, combate aos crimes de desvios de recursos públicos tornando-as mais céleres. A cooperação vai permitir a troca de informações das áreas de inteligência, investigação e correição. Tanto os servidores do órgão federal quanto da Polícia Civil passarão por cursos, treinamentos, palestras que possam auxiliar na execução das atividades institucionais.

O titular da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), delegado Eduardo Botelho, avalia que a iniciativa é fundamental para que as investigações em que são necessários acesso a relatórios da Controladoria Geral da União. “São crimes que envolvem verba pública, além disso vai possibilitar que a própria CGU nos encaminhe de ofício, auditorias fiscalizadas que constatem a violação de verba estadual e que possibilita a instalação de inquérito policial. Hoje não temos acesso a esses relatórios da CGU, uma das vantagens do sistema de cooperação é que eles nos possibilitarão o recebimento de oficio dessas auditorias que servirão como notícia-crime, uma peça de instauração de inquérito policial. Isso vai facilitar qualquer delegacia que possa vir a utilizar essas peças informativas em inquérito que tramita no estado”, explicou.

O superintendente da CGU, Daniel Gontijo Motta, reforçou que “o objetivo dos nossos trabalhos são os mesmos, e temos um ganho enorme nesse aspecto, principalmente para CGU que é um órgão pequeno e que precisa atuar no Estado todo, então com um apoio da Sesp, da Polícia Civil do Estado, nos ajuda muito e para nós é fundamental”.

A informação é da secretaria adjunta de Comunicação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro tomba após colisão com outro em Sinop

O acidente envolvendo o Renault Logan e o VW...

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Dois motociclistas morrem após acidente no Nortão

Paulo Henrique Fonseca, de 34 anos, e Flávio Vieira...
PUBLICIDADE