sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso ‘confronta’ INPE e diz que reduziu desmatamentos em 14% em um ano

PUBLICIDADE

Mato Grosso reduziu o desmatamento em 14% no período de agosto de 2007 a abril de 2008 em relação ao mesmo período do ano anterior. Este é o dado objetivo apresentado nesta terça-feira (3.06) pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) que leva em conta o corte raso. Foram 1.952 quilômetros quadrados deste ano contra 2.268 do ano passado. As imagens de satélite mostraram que o desmatamento no mês de abril ficou em 99 quilômetros quadrados, sendo que 77% deste total foi apontado como ilegal. Os dados do SAD são divulgados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia e pelo Instituto Centro de Vida.

O secretário adjunto de Meio Ambiente, Salatiel Araújo, destacou o trabalho do SAD pela sua análise técnica. “Nós consideramos os dados do Sad informações muito mais precisas que as do Inpe, porque o Inpe não qualifica a informação. Ele não diz se o desmatamento está acontecendo em unidade de conservação, em terra indígena, se é em área já cadastradas dentro do sistema geo-referenciamento da Sema”.

Os dados divulgados pelo SAD separam o corte raso da degradação progressiva, que é incluída nos dados do Inpe. Este seria o motivo, explica o secretário para a diferença dos números apresentados entre as instituições. Para o Estado é importante saber onde acontece a degradação ambiental, já que ela pode ser recuperada em 50, 70 anos, sendo que o corte raso, que é a maior preocupação do Governo, é necessário cerca de 300 anos para regeneração.

Sobre o controle do Estado, o SAD aponta que não houve nenhum desmatamento em Áreas Protegidas neste mês de abril, e que 86% do desmatamento aconteceu em áreas privadas e os outros 14% em assentamentos da reforma agrária. Os três municípios críticos apontados pela instituição foram Feliz Natal, com um desmatamento de 27 quilômetros quadrados, Intanhagá (13 Km²) e Tabaporã (9 Km²).

“O Governo do Estado espera a divulgação dos dados do Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia (Prodes), que é o sistema oficial utilizado para computar anualmente a taxa de desmatamento do país”, explica Salatiel. Ele acredita que estes dados serão analisados calmamente, e são estes os dados que servem como estatística do desmatamento.

Neste sentido, o Inpe deixa claro que o Deter foi concebido em 2004 como um sistema de alerta para suporte à fiscalização e controle de desmatamento, não servindo como estatística ou dado confiável. São mapeadas tanto áreas de corte raso quanto áreas em processo de desmatamento por degradação florestal. É possível detectar apenas polígonos de desmatamento com área maior que 25 hectares por conta da resolução dos sensores espaciais (o Deter utiliza dados do sensor MODIS do satélite Terra/Aqua e do sensor WFI do satélite sino-brasileiro CBERS, com resolução espacial de 250 metros).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE