terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Marinha busca recursos para implantar agência em Sinop

PUBLICIDADE

Representantes da Marinha do Brasil têm buscado junto aos deputados e outras autoridades políticas de Mato Grosso os recursos necessários para implantar uma agência fluvial em Sinop. A informação é do capitão de corveta da Delegacia Fluvial de Cuiabá, Alessandro Anilton Nonato. “Infelizmente o momento é complicado e os recursos foram restringidos. Porém, estamos buscando uma saída. Uma das soluções seria a destinação das emendas de bancada, por meio dos deputados, obviamente, aqueles que têm mais proximidade com Sinop”, afirmou, ao Só Notícias.

Apesar de buscar as verbas, ainda não há qualquer cronograma e previsão de quando as obras começariam. “A gente quer tentar ter uma definição com os deputados até outubro. Não esquecemos a agência, mas, como todo gestor público, dependemos de previsão orçamentária. Encaminhamos um ofício à prefeitura cobrando alinhamento político também para viabilizar os recursos”, destacou.  

Conforme Só Notícias já informou, a Marinha aceitou oficialmente o terreno de 6 mil m², doado pelo município, para construção da vila de oficiais no município. O imóvel está localizado no Jardim Vitória Régia e só será entregue mediante termo, que ainda ficará sujeito a confirmação dois anos após a assinatura (procedimento burocrático previsto na legislação). A portaria foi pela superintendente substituta do Patrimônio da União em Mato Grosso, Vera Lúcia Mayumi Tsuda. Apesar da movimentação, também não há previsão para que as obras da vila militar sejam iniciadas.

Em outubro do ano passado, o comandante do 6º distrito naval, contra-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu, visitou o município. A Marinha estima que sejam necessários R$ 6 milhões para conclusão.

Após a instalação, cerca de dez militares trabalharão na agência, e serão residentes no município, daí a necessidade da construção da vila. O objetivo da implantação da unidade é ampliar a segurança do tráfego aquaviário na região Norte, principalmente, nos rios Teles Pires e Verde. A Marinha em Sinop abrangerá os municípios de Cláudia, Nova Mutum, Feliz Natal, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Ubiratã. Atualmente, além da capital, somente o município de Cáceres possui agência fluvial.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE