PUBLICIDADE

Manifestação cultural tradicional movimenta cidade mato-grossense

PUBLICIDADE

O domingo (14) será de festa em Poconé. Neste dia, a população vai acordar cedo para torcer pelos mouros e cristãos na típica batalha da Cavalhada, uma das manifestações culturais mais antigas e tradicionais de Mato Grosso. A realização do evento conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Originária dos torneios medievais europeus, a Cavalhada começou a ser encenada em Mato Grosso no século 18 e acontece no mês de junho, juntamente com a Festa do Glorioso São Benedito. Segundo relatos históricos, o torneio chegou ao estado em 1769 quando Luiz Pinto de Souza, capitão general e terceiro governador da Capital, fixou moradia no município pantaneiro.

A batalha acontece na arena do Clube Cidade Rosa, a partir das 7h30, e começa com a entrada dos exércitos mouro (vermelho) e cristão (azul). Cada exército é composto por 12 cavaleiros e seus respectivos pajens. Em seguida há a entrada da rainha e dos mantenedores (pessoas que comandam o exército), além do embaixador e, finalmente, as bandeiras do Divino Espírito Santo e de São Benedito.

A rainha moura é roubada pelo exército cristão e o castelo é incendiado. Começa então uma série de provas de argolas, arcos, bastões e bandeiras que exigem dos cavaleiros destreza, habilidade e velocidade. São usadas espadas, lanças e revólveres com munição de festim.

Ao final os mouros colocam bandeiras brancas na arena, declarando a paz entre os dois exércitos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai e uma pessoa morre em Mato Grosso

O avião de pulverização agrícola caiu, esta tarde, numa...

Sorteio da Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 55 milhões neste sábado

As seis dezenas do concurso 2.938 da Mega-Sena serão...

Caminhão com carga de madeira tomba e casal morre em Mato Grosso

Um casal morreu em um grave acidente de trânsito...

Fazendeiro que foi morto a tiros será sepultado hoje em Mato Grosso

O fazendeiro Roberto Carlos Akira Matsuyuki, que tinha 57 anos,...
PUBLICIDADE