Geral

Mamografias e exames de papanicolau serão ofertados gratuitamente para mulheres sinopenses a partir de segunda

Exames de mamografia e papanicolau (preventivo) serão ofertados, gratuitamente, para as mulheres sinopenses a partir de segunda-feira (18) até sexta (22), período em que a Carreta do Amor, da Associação dos Voluntários do Instituto de Prevenção (AVIP), equipado para fazer exames preventivos, estará atendendo no município.

A ação é uma parceria entre a AVIP e o Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Teles Pires, apoiada pela Prefeitura de Sinop, por meio das Secretarias de Saúde e Assistência Social e, deve atender todos os 15 municípios integrantes do consórcio. O objetivo é ampliar a busca ativa, prevenir e possibilitar o diagnóstico precoce do câncer de Colo Uterino e de Mama. O lançamento do evento ocorre na manhã desta segunda-feira (18), na Câmara de Vereadores de Sinop.

Serão disponibilizados 56 exames diários de Colo Uterino (Papanicolau/preventivo) para mulheres entre 25 a 64 anos. Já as mamografias, serão 60 exames por dia, destinadas a mulheres entre 45 e 69 anos.

A Carreta do Amor estará atendendo em frente à Central Municipal de Regulação, na rua dos Eucaliptos, esquina com avenida das Itaúbas, e, para passar pelo exame, é necessário apenas que a interessada apresente os documentos pessoais e o cartão SUS. Não é necessário indicação médica. No entanto, será feita a distribuição de senhas para melhor organização do evento.

A realização dos exames passa a estar disponível nesta segunda-feira, a partir das 13h. Já de terça a sexta, serão realizados das 8h às 17h. Os resultados serão disponibilizados posteriormente nas Unidades Básicas de Saúde de referência da moradora, para que ela possa dar continuidade ao tratamento se necessário.

Redação Só Notícias (foto: assessoria)