terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Mais de 80% dos eleitores de MT que não votaram nas últimas 3 eleições podem ter títulos cancelados

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

Até hoje, dos 50.7 mil eleitores de Mato Grosso que não votaram nas últimas três eleições nem justificaram ausências, apenas, 6,4 mil procuraram um cartório eleitoral para efetuar a regularização, o que representa 12%. O prazo para regularizar se encerra no próximo dia 6 e quem não comparecer terá o título cancelado.

O eleitor que estiver com o título passível de cancelamento pode procurar qualquer cartório. Para cada ausência a urna é cobrado uma multa, no entanto, o eleitor pode declarar insuficiência econômica e obter a dispensa do recolhimento.

Dos municípios de Mato Grosso, Rondonópolis possui o maior número de eleitores que podem ter o título cancelado. Dos 5.340, apenas, 226 requereram a regularização. Em seguida estão os municípios de Primavera do Leste, Tangará da Serra e Cáceres, dos quais, respectivamente, 3.079, 2.213 e 1814 eleitores passíveis de cancelamento, regularizaram as ausências às urnas, 170, 454 e 395.

Eleitor com o título cancelado fica impedido de obter a certidão de quitação eleitoral. Esse documento é necessário para o exercício de diversos direitos civis, entre eles: tirar passaporte; fazer inscrição em instituições de ensino superior e tomar posse em cargo público.

Os eleitores cujo o voto é facultativo não terão o título cancelado, pois nesse caso, a ausência às urnas não é registrada pelo sistema da Justiça Eleitoral. Se enquadram nessa situação, os eleitores com idade entre 16 e 17 anos, a partir de 70 anos e analfabetos. Também possuem o voto facultativo os eleitores portadores de deficiência que torna impossível ou extremamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais. Neste caso, o eleitor precisa ter informado essa condição à Justiça Eleitoral.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Professor da UFMT conquista ‘Summa Cum Laude’ após apresentar pesquisa na USP

O engenheiro e professor da Universidade Federal de Mato...

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição no Enem termina nesta sexta-feira

Estudantes participantes do Pé-de-Meia ou inscritos no CadÚnico podem...

Morador de Alta Floresta encontra cobra-cipó em cozinha

A cobra-cipó-marrom (chironius quadricarinatus) foi avistada na cozinha de...

Unidade móvel oferta exames de mamografia e preventivos em Lucas do Rio Verde

A prefeitura em parceria com o Sistema Fecomércio através...
PUBLICIDADE