PUBLICIDADE

Mais de 1,2 mil toneladas de lixos foram reciclados em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A prefeitura de Lucas do Rio Verde, divulgou que no ano passado 1,2 mil toneladas de materiais foram recicladas por trabalhadores do Ecoponto e deixaram de ir para a natureza, através do sistema de reciclagem implantando no município.  

O modelo “duplo” de contentores, em que o laranja serve para a destinação de lixo úmido e o azul para descarte dos itens que podem ser reciclados, os indicadores vêm apresentando significativa melhora. Em relação ao ano de 2021, o município reciclou 102 toneladas a mais no último ano.   

Responsável pela separação e comercialização dos materiais, a Associação de Coletores de Materiais Recicláveis de Lucas do Rio Verde, envia a coleta para diferentes regiões do país. “No Rio Grande do Sul, por exemplo, papelão e o plástico pet viram nova matéria-prima para a fabricação de outros produtos”, informou.  

Mato Grosso do Sul recebe, além do papelão, plástico dos tipos mole (usado na produção de sacolas) e duro (como as embalagens de produtos de limpeza). Com o maior volume entre todos os materiais, o papelão também segue para ganhar um novo uso em São Paulo. Já os itens em metal, como ferro e alumínio, são comercializados no município vizinho, em Sorriso. 

Esses números representam a média de 6,19% de material reciclado em relação a todo o lixo produzido na cidade, conforme o coordenador de resíduos do Saae, responsável pelo Ecoponto, Jailton Marques. Atualmente, 16 trabalhadores realizam a separação dos materiais.  “É um trabalho de formiguinha, que cada uma precisa fazer sua parte. Estamos melhorando, muita gente está ajudando. Precisamos lembrar que a separação não é para o Saae ou somente para os cooperados que trabalham no Ecoponto, mas para as futuras gerações também. Queremos incentivar as pessoas a melhorarem cada vez mais”, disse Jailton.   

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...

Queimada de grandes proporções atinge área de mata em Sinop

Uma queimada de grandes proporções atingiu uma área de...
PUBLICIDADE