segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Mais de 1 ano depois ministro diz que governo pagará municípios atingidos por chuvas em MT

PUBLICIDADE

O começo do ano passado foi de dificuldade para a maioria dos municípios em Mato Grosso, atingidos por chuvas intensas, enxurradas e vendavais. Apesar de ter reconhecido a situação de emergência, muitos prefeitos reclamam que o a Defesa Civil jamais pagou os valores prometidos para reconstruir as cidades. Esta semana, durante a Marcha dos Prefeitos, em Brasília, o Ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi, falou sobre o assunto e disse que não falta dinheiro para pagar os recursos, que devem ser liberados por ordem da presidente Dilma Rousseff. “Queria dizer a todos que estão com alguma pendência na Defesa Civil, na questão da reconstrução, que não é uma questão financeira. Não existe problema financeiro para a Defesa Civil. É uma decisão da presidente. Não faltarão recursos”. 

O questionamento foi feito pelo prefeito de Cláudia (90 quilômetros de Sinop), João Batista (PSD). Ano passado o município foi atingido por fortes chuvas que destruíram estradas e pontes, dificultando a escoação da produção. O gestor conseguiu aprovar o plano de trabalho para receber cerca de R$ 8 milhões, porém, o governo federal nunca liberou o dinheiro. “Gastamos por conta própria, para recuperar o que foi destruído. Em contrapartida, tivemos que diminuir o investimento em outras áreas. Agora, o ministro se comprometeu a resolver a nossa situação ainda esta semana”, afirmou.

A situação foi semelhante em Itaúba (110 quilômetros de Sinop). De acordo com o prefeito, Raimundo Zanon (PSD), a Defesa Civil chegou a enviar um cartão com a conta onde seria depositado o dinheiro, o que, no entanto, também não chegou a acontecer. “Parece até piada. Já passou outro período chuvoso e ainda não recebemos do ano passado. Alguns municípios eu sei que receberam um pouco do recurso. No nosso caso, ainda estamos esperando os R$ 3 milhões. Também tivemos que reconstruir as pontes e estradas de forma paliativa. A ponte entre Cláudia e Itaúba, por exemplo, foi reconstruída em parceria entre as duas prefeituras, empresários e produtores da região”, ressaltou Zanon.

No Nortão, a Defesa Civil reconheceu a situação de emergência, em 2014, nos municípios de Alta Floresta, Cláudia, Guarantã do Norte, Ipiranga do Norte, Itaúba, Juara, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Sorriso e Terra Nova do Norte. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre carro e moto deixa um em estado grave em Sinop

O motociclista foi socorrido em estado grave, ontem à...

Morre mãe do 1º deputado estadual eleito por Sinop

Faleceu, ontem, em Sinop, Ayako Hasegawa Yanai, mãe do...

Motociclista é socorrida com suspeita de fratura em Sinop

O acidente envolveu uma Honda Titan e uma Fiat...
PUBLICIDADE