Deixar de pagar o aluguel e ter sua casa própria. Este é o sonho de muitas pessoas e em Sinop, mais 97 famílias tiveram este projeto concretizado hoje, com a inauguração das casas populares do Jardim Celeste, primeira etapa. Ainda este ano, deve ser dado início à segunda etapa, com construção de mais 153 casas.
Para Maria A. de Souza, uma das contempladas, a inauguração estava sendo esperada com muita ansiedade. “O aluguel estava acabando com tudo que a gente ganhava, agora vamos ter nosso canto e poder pensar em aumentar, em comprar algum móvel novo, coisa que antes não dava”, disse ela.
Para o aposentado Gumercindo Barbosa, 73 anos, também é o fim de uma longa espera. “Eu não podia pagar alúguel e por isso morava com meu filho, agora vou poder ter a minha casinha. Isso me deixa muito contente, se não fosse esse programa da prefeitura eu não podia comprar minha casa”, disse ele.
As casas, que foram inauguradas pelo prefeito Nilson Leitão, governador Blairo Maggi, a secretária de Assistência Social Terezinha Maggi, os secretários de Infra-Estrutura Vilceu Marchetti, da Casa Civil Luiz Antônio Pagot, de Esportes Baiano Filho, de Saúde Agustinho Moro, de Fazenda Waldir Teis e de Segurança Pública, Célio Wilson, juntamente com o deputado Dilceu Dal Bosco, entre outras autoridades, possuem 32 metros quadrados. Dotadas de toda infra-estrutura, água, energia elétrica e asfalto, as casas vão estar beneficiando cerca de 388 pessoas.
Algumas chaves de residências foram entregues hoje e a maioria ficou de ser entregue, pela construtora, até segunda-feira, pois ainda precisa ser feita uma “vistoria” em cada residência para que os moradores aprovem ou não as instalações.