quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Mãe diz que falta de UTI influenciou na morte da filha em Sinop

PUBLICIDADE

“Foi negada a transferência da minha filha para uma Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional”. Foram com essas palavras que a moradora do bairro Boa Esperança e mãe de uma menina, de 3 anos, Luciene Sampaio Aroucha, descreveu o sofrimento vivido após a criança ter mais de três paradas cárdicas e morrer. Ela confirmou, em entrevista, ao Só Notícias, que a filha era especial, sofria de convulsões.

“Minha filha sofria de epilepsia e tinha paralisia cerebral. Era uma criança especial e chegou com muita febre na UPA. Foi ótimo o atendimento. Eles atenderam muito bem a minha filha que teve três paradas cárdicas e eles a reanimaram. Na última, não aguentou e acabou falecendo porque não conseguimos uma Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional”, disse.

Aroucha apontou ainda que à família está extremante indignada com a recusa de atendimento. “Neste momento, não estou pensado só no que ocorreu com a minha filha, mas o que pode ocorrer com os filhos de outras pessoas que também precisam do atendimento público. Só eu sei o que eu passei com a minha filha e não desejo esse sofrimento para ninguém. A revolta é grande e estamos extremamente indignados”.

O corpo da menina está sendo velado no memorial da funerária Luz e Vida, na avenida das Embaúbas, no centro. O sepultamento está previsto para ocorrer neste sábado, no cemitério da Saudade, às 9h. 

Por nota, a secretaria municipal de Saúde confirmou que criança deu entrada na UPA na quarta-feira, às 21h55, já em crise convulsiva e 39’7 graus de temperatura, evoluindo com piora do quadro, tendo também um quadro infeccioso com pneumonia e crises convulsivas em intervalos curtos de difícil controle. No histórico médico da criança consta que ela possuía paralisia cerebral desde o nascimento.

Na quinta-feira, a coordenação da UPA junto com a secretaria de Saúde solicitou ao Estado a regulação da criança para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ontem, por volta das 7h foi registrado rebaixamento de nível de consciência da criança, com piora dos sinais vitais e a primeira parada cardiorrespiratória sendo que a menina foi entubada e reanimada, em seguida ela apresentou em torno de 7 paradas, sendo reanimada. Porém, às 11h27 foi declarado o óbito.

“As equipes que atenderam a criança na UPA realizaram todos os procedimentos possíveis, já que se trata de uma unidade de pronto atendimento e não hospital. Até o início da tarde de ontem, não houve retorno, via e-mail, por parte da Secretaria Estadual de Saúde sobre a regulação de uma UTI e a informação repassada aos médicos que atenderam a criança, via telefone, é que o Estado não teria vaga de UTI para a menina”, consta em trecho da nota enviada pelo município.Só Notícias tentou contato com a Secretaria Estadual de Saúde, mas até o momento, não houve respostas.

A secretaria de Estado de Saúde informou que tomou todas as providências cabíveis, inclusive colocando à disposição o serviço de UTI Aérea para a transferência. A criança deu entrada na UPA em Sinop com um quadro de crise convulsiva “tônico crônica”. Na quinta-feira às 12h53 foi solicitado via regulação de urgência e emergência à transferência da menina para Cuiabá para tratamento de doença respiratória com pedido de UTI. Na manhã de sexta-feira, à informação disponível na regulação é que houve “piora do quadro geral” dela.

Das 9h em diante por diversas vezes o médico regulador tentou entrar em contato com a assistência da menina para atualizar seu quadro clínico e verificar se havia condições de ela ser transportada pela UTI aérea. Em nenhum momento das tentativas houve uma resposta. Segundo a Regulação Estadual, pelo menos até o final da tarde de sexta-feira, não havia chegado nenhuma informação, ou seja, não havia a comunicação que houve o óbito da paciente.

A diretoria do Hospital Regional Sinop também esclareceu que as vagas na unidade devem ser solicitadas através da central de regulação e não foi feita esta solicitação. “Esclarecemos que a unidade regional de Sinop não tem UTI pediátrica, portanto não poderia receber a paciente. A equipe do hospital apontou ainda que sente muito pela perda de uma criança de forma tão súbita e se solidariza com o sofrimento da família”.

(Atualizada às 10h48)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morre jovem que estava internada em Nova Mutum após acidente em Sinop

Faleceu ontem no hospital de Nova Mutum, Kerollyn Thaiza...

Condutor perde controle e caminhonete capota na BR-163 em Sinop

O acidente com a Toyota Hilux foi, no início...

Esposa e quatro réus são condenados em júri popular por homicídio qualificado em MT

O Ministério Público informou, hoje, que os réus Nathalia...
PUBLICIDADE