PUBLICIDADE

Macaco atacado por cachorros em Sinop segue em tratamento na UFMT e tem comprometimento no braço

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: assessoria)

A professora da Universidade Federal Mato Grosso e médica veterinária, Elaine Dione Venega confirmou, ao Só Notícias, que macaco-prego segue em tratamento no hospital veterinário da instituição. O animal foi atacado por diversos cachorros, na última quinta-feira, na comunidade Brígida, a cerca de 8 quilômetros da região central da cidade.

O resgate foi realizado por uma equipe de proteção animal, coordenada pelo defensor da causa, Daniel Trindade, em parceria com a Associação Protetora dos Animais do Município de Sinop (APAMS). De acordo com Venega, o macaco tem evoluído de maneira estável.

O maior comprometimento no momento, é uma fratura no braço, com possibilidade de infecção e possível amputação. “Ele tem um tipo de fratura, que vem de esmagamento de articulação, que é comum de acontecer em ataques assim de cães. É um quadro que a gente não consegue fazer uma intervenção cirúrgica com resultado adequado”, disse.

Ainda segundo a professora, foi realizada uma artrodese, que é procedimento que tem intenção de fixar a articulação para manutenção do membro. “Essa é nossa primeira intenção, dar estabilidade para consolidação da fratura, para que ele possa ter manutenção do membro (braço)”, pontuou.

Para avaliar se o procedimento trará resultado positivo, é necessário aguardar cerca de quatro semanas. “Se não houver essa possibilidade e não tiver estabilização dessa fratura, ou o resultado não for adequado, envolvendo a qualidade da manutenção, aí a gente passa a considerar uma amputação. Precisamos de pelo menos quatro semanas para fazer essa avaliação, que é o período de consolidação da resposta óssea”.

Além disso, segundo a professora, a princípio não há possibilidade de soltura do animal em seu habitat. “Terá qualidade de vida, mas em cativeiro”, completou Venega.

No dia do resgate, o Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, por volta das 15h, mas como não deram retorno os moradores contataram a APAMS, já às 22h.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: presidente do Cipem ressalta em evento potencial de gestão florestal na região Norte

Sorriso sediou encontro realizado com empresários do setor florestal...

Sistema de monitoramento criminal do Estado ganha destaque em evento nacional

O sistema de monitoramento desenvolvido pelo departamento de Tecnologia...

Sinop: programa assistencial de MT beneficia mais de 400 famílias com donativos

Famílias em situação de vulnerabilidade de Sinop receberam, ontem,...

Incêndio danifica lancha durante passeio em rio em Sinop

A lancha (marca e modelo não identificados) foi parcialmente...
PUBLICIDADE