quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Luto em Sinop: padre João será sepultado na catedral

PUBLICIDADE

O padre João Salarini será o primeiro líder religioso a ser sepultado na catedral de Sinop – obra que ele idealizou e esteve à frente nos últimos 5 anos. A decisão acaba de ser tomada pelo bispo diocesano, Dom Gentil Delazari. Pelo planejamento feito por padre João, que chegou em Sinop em 1974, só bispos seriam sepultados na catedral, em local especial destinado para os chefes da igreja no município. “É muito justo. É um reconhecimento de toda a igreja por sua grande luta, dedicação e lição de vida”, disse Dom Gentil, ao atender o pedido de lideranças, hoje de manhã, na paróquia Santo Antonio, onde padre João será velado até às 17:30h. Em seguida, seu corpo será trasladado para a catedral onde será sepultado, pela manhã, após missa de corpo presente. O horário será definido.

Os familiares de padre João, que residem no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, não poderão comparecer para os funerais. Esta tarde, encaminharam uma mensagem a população de Sinop e de Mato Grosso, através de Só Notícias: “Os familiares do padre João agradecem a acolhida do povo de Sinop. Em decorrência da distância que nos encontramos, não teremos como comparecer ao enterro. Gostaríamos que fizessem uma homenagem em nome dos irmãos e familiares.

Padre João teve um enfarte fulminante esta madrugada, por volta das 03:00h. Conforme Só Notícias informou, em primeira mão, ele se sentiu mal, ontem à noite, e foi levado ao hospital. Encaminhado para uma UTI, teve algumas paradas cardíacas.
Instantes antes de falecer, padre Heriberto, irmão de sacerdócio há mais de 25 anos, deu a padre João a unção dos enfermos.

No velório, esta manhã, compareceram o prefeito Nilson Leitão (que decretou luto oficial de 3 dias), o vice-presidente da Assembleia, deputado Dilceu Dal Bosco, a presidente da câmara, Sineia Abreu, presidentes e dirigentes de entidades, sindicatos, associações, lideranças empresariais e um grande número de católicos, além de diversos pioneiros.

O prefeito Nilson Leitão confirmou o envio, à câmara, de projeto colocando seu nome na praça em frente a catedral e mudou a agenda de inaugurações de obras e eventos nos próximos 3 dias, do aniversário da cidade, devido ao falecimento do padre. O deputado Dilceu Dal Bosco apresentará, na Assembléia, moção de pesar. A Câmara Municipal cancelou a sessão desta noite, que foi transferida para 4ªfeira.

Padre João tinha 78 anos, 57 deles de vida religiosa e 46 de sacerdócio. Trabalhou em Diamantino (onde também construiu a catedral) Vera e foi pioneiro também na evangelização dos índios. Morreu com o sonho de construir a catedral (cujas obras estão na reta final) realizado.

A data de inauguração da catedral foi mantida para o dia 9, em comemoração aos 25 anos da diocese Sagrado Corção de Jesus.

(Atualizada às 16:28h)

Leia mais
Prefeito decreta luto de 3 dias em Sinop e confirma homenagem para padre João Salarini
Morre padre João Salarini pioneiro e idealizador da Catedral de Sinop

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carreta tomba em rodovia no Nortão e motorista sai ileso

O acidente de trânsito com uma Scania R510 Highline...

Apostador de Mato Grosso ganha prêmio após acertar 19 números na Lotomania

O apostador de Nova Xavantina (650 km de Cuiabá)...

Duas carretas se envolvem em acidente na BR-163 em Nova Mutum

O acidente envolvendo uma Iveco Stralis 480 branca e...
PUBLICIDADE