Hoje, a partir das 13:00h, o tráfego na BR-163 em Sinop, na altura do Camping Clube (25km de Sinop), será bloqueado pelos trabalhadores rurais de Porto dos Gaúchos e do acampamento Nova Aliança, de Sinop.
Segundo informações da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porto dos Gaúchos, Lucinéia Bergamini, as 290 famílias estão revoltadas, pois o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) não fez as vistorias para posse de terra na fazenda Mandaguari de forma correta.
“Eles notificaram os proprietários antigos e agora terão que notificar, novamente, os novos donos e fazer outra vistoria. Para nós isso foi só um motivo para ganhar tempo”, disparou, ao Só Notícias.
Entre os municípios de Peixoto de Azevedo e Matupá, sobre a ponte do rio Peixoto, cerca de 200 famílias já bloquearam a rodovia, cobrando a criação do projeto do Planalto do Iriri. O tráfego será liberado às 12:00h e novamente impedido das 13:00h às 18:00h. Em ambos os pontos de protesto apenas ambulâncias e viaturas da polícia estão passando.
Em Peixoto de Azevedo os motoristas não podem seguir sentido Matupá-Sinop e Sinop-Guarantã do Norte. E em Sinop a passagem será proibida para Juara, pela rodovia MT 220.