Aproximadamente um quilômetro da BR-163, na saída de Lucas do Rio Verde sentido Nova Mutum, apresenta vários buracos de grande extensão, e que já podem ser consideradas verdadeiras “panelas”. E a situação vem se agravando com o período chuvoso, dificultando o trânsito na região. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), a extensão com falhas compreende uma área onde ainda não foi concluído o trabalho de recuperação da pavimentação, como já ocorreu em diversos outros pontos desta rodovia.
O órgão destacou que o trecho tem entre 500 a mil metros de extensão e o trabalho de revitalização ainda está na fase de retirada do asfalto velho para colocação do novo. O atraso é devido as constantes chuvas. A previsão do departamento para conclusão é de pelo menos 15 dias. No entanto, este prazo depende principalmente do fator climático para que a data seja cumprida.
Essa parte ainda não finalizada está inclusa no contrato para recuperação desde o km 606 até o km 689 (83,40 quilômetros de extensão), com investimentos orçados em R$ 22 milhões para o segmento e que expirava em dezembro, porém, acabou prorrogado para o término apenas deste trecho. Conforme prevê os contratos, as obras tem “validade” de cinco anos. Ou seja, as falhas apresentadas neste espaço de tempo devem ser sanadas pela empreiteira sem ônus ao governo federal.
Perímetro urbano
Na última semana, a prefeitura de Luca do Rio Verde informou que o projeto executivo de duplicação da travessia urbana foi concluído da seguinte maneira: nove quilômetros dentro da área urbana, com construção de dois viadutos nos cruzamentos das avenidas Goiás e Universitária com a BR-163, além das obras de drenagem pluvial em todo o percurso. O valor a ser investido não foi informado. Segundo assessoria da prefeitura, agora é esperado por parte do órgão o início das obras.