O Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Lucas do Rio Verde (PREVILUCAS) realizou um estudo que demonstra a alíquota de contribuição dos servidores e órgãos (Prefeitura, Câmara e SAAE) em maio. O parecer conclusivo do cálculo demonstrou o perfil de uma Previdência sólida com equilíbrio financeiro com resultado de um trabalho direcionado para o objetivo de garantir a seguridade aos servidores efetivos municipais, realizado com seriedade e transparência.
O Previlucas foi criado dia 04 de dezembro de 1990, por meio da lei municipal 109/90. É uma autarquia dotada de autonomia administrativa, patrimonial e financeira. Atualmente, regido pela lei municipal 1383/2007 com o objetivo de garantir aos servidores efetivos municipais e seus dependentes, prestações de natureza previdenciária em caso de contingências que interrompam, depreciem ou façam cessar seus meios de subsistência.
Os benefícios assegurados aos servidores efetivos municipais e seus dependentes são: aposentadoria voluntária, aposentadoria compulsória, aposentadoria por invalidez, auxílio doença, salário maternidade, pensão por morte, salário família e auxílio reclusão.
Atualmente são aproximadamente 760 servidores municipais do quadro efetivo do Executivo, Legislativo e SAAE, que estão assegurados pela previdência. A organização administrativa é independente e conduzida pelos próprios segurados que administram os seus direitos previdenciários em conjunto com o Poder Executivo e Legislativo, composta pelo diretor executivo, conselho curador, conselho fiscal e de julgamento de recursos.
No encerramento do quadrimestre de 2008 o saldo financeiro do Pevilucas foi de R$16.399, 929,89. Recurso aplicado de acordo com as normas da legislação vigente aos Regimes Próprios de Previdência Social.