sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Lucas R. Verde apresenta resultados de projeto ambiental

PUBLICIDADE

Em homenagem ao dia mundial do meio ambiente, comemorado hoje, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realiza no próximo dia 13, a apresentação dos resultados de um ano do projeto “Lucas do Rio Verde Legal”. O evento será no centro de eventos Araras, às 9 horas.

Segundo o prefeito Marino Franz, “nesta data, queremos tornar público o esforço da sociedade luverdense, em particular, dos proprietários rurais de regularizar o seu passivo sócio-ambiental, já com fatos concretos implantados e em fase de implantação”, concluiu.

Dividido em várias fases, o projeto tem o objetivo de zerar os passivos ambientais, sanitários e trabalhistas na atividade agropecuária e permitir que os produtos possam ser rastreados e tenham livre acesso aos mais exigentes mercados do mundo. Após ganhar a adesão de 100% dos produtores rurais, a primeira etapa pôde ser concluída com o mapeamento completo e georeferenciado das condições de cada propriedade, o que permite apontar as medidas necessárias para corrigir as irregularidades existentes.

A 2ª etapa que já está em andamento inclui um plano de recuperação das APPs (Áreas de Preservação Permanente) que define como prioritárias para a ação governamental, e ainda, estabelece o isolamento e proibição da atividade agropecuária dentro dos seus limites a partir da próxima safra para proteção e restabelecimento da vegetação natural.

Outros pontos de apoio iniciados são as parcerias firmadas entre a prefeitura, o Sindicato dos Produtores Rurais, o Ministério Público e engenheiros agrônomos locais para o acompanhamento e monitoramento da recuperação de APPs, além da elaboração de um plano de capacitação de grupos ambientais para controle total sobre os impactos da atividade produtiva.

Criado a partir de uma parceria entre a Prefeitura e a ONG The Nature Conservancy (TNC), o projeto conta ainda com o apoio de empresas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE