quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Lucas: inaugurada no centro de detenção nova ala para reeducandos que trabalham e tem pena reduzida

PUBLICIDADE
Só Notícias

A ala dos reeducandos trabalhadores, com 72 vagas, inaugurada ontem, foi viabilizados pela parceria entre a secretaria de estadual de Segurança Pública, prefeitura e conselho da comunidade proporcionando melhores condições de descanso aos 41 reeducandos que trabalham, sendo 36 em regime extramuros e cinco na área interna, em espaço separado dos demais que ainda não estão inseridos nos projetos de trabalho. Os que trabalham na área externa ficam na fábrica de artefatos de concreto, em um terreno ao lado da cadeia, com a parceria da prefeitura e de uma empresa privada. Os materiais feitos por eles são utilizados em obras de órgãos públicos.

De acordo com o diretor do Centro de Detenção, José Ronaldo Frutuoso, esta era uma demanda antiga dos recuperandos. “Eles são extremamente motivados e têm realmente o desejo de mudar, não tivemos nenhuma tentativa de fuga porque eles entendem a importância do trabalho para voltarem ao convívio social e demonstraram merecimento”.

A unidade possui atualmente 247 reeducandos, sendo 174 condenados e 73 provisórios. O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, ressaltou que a ressocialização é o caminho para evitar reincidência no sistema penal. “Precisamos oferecer uma nova chance para que estas pessoas possam retomar suas vidas de forma digna e com perspectiva financeira, evitando que retornem para o mundo do crime”.

O supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) do Sistema Penitenciário, desembargador Orlando Perri, esteve na solenidade, disse que os reeducandos têm grande responsabilidade ao adquirir o direito de atuar em atividades extramuros. “São condições, como remição de pena, remuneração, convívio social e possibilidade de dormir em celas melhores, que devem ser valorizados. Nesta unidade vemos que isto está ocorrendo, o que é extremamente importante para incentivar outros reeducandos que ainda não aderiram ao trabalho e também para que a oportunidade continue sendo dada, pois uma conduta errada pode comprometer todo o projeto”, acrescentou Perri.

A parceria da prefeitura de Lucas do Rio Verde foi destacada pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante. “O prefeito e sua equipe não têm se furtado de contribuir com a área de segurança de uma forma geral, e é assim que conseguimos melhorar as condições de vida da população, incluindo aqueles que estão privados de liberdade também”.

O prefeito Luiz Binotti acrescentou que “é louvável ouvirmos do desembargador e do secretário de Segurança esta conscientização para que os reeducandos saiam melhores do que entraram no Sistema Penitenciário e a prefeitura de Lucas está imbuída neste propósito também”.

Na avaliação do juiz da 4ª Vara Criminal, Hugo José Freitas da Silva, um alojamento separado para os reeducandos que exercem atividades laborais está em consonância com o comportamento que eles têm demonstrado na fábrica. “Com certeza, será um incentivo a mais para eles continuarem dedicados ao trabalho”.

A informação é da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum fortalecerá revitalização de áreas verdes no meio urbano

A prefeitura vai abrir processo licitatório, dia 13, visando...

MP confirma aumento para penas de ‘mercenários’ em Mato Grosso

O Ministério Público informou, esta tarde, que três integrantes...
PUBLICIDADE