PUBLICIDADE

Lucas do Rio Verde reciclou mais de 4% lixo produzido e está acima da média nacional

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Lucas do Rio Verde reciclou, no ano passado, 4,8% do lixo produzido. O dado é do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, responsável por coletar os resíduos sólidos, que são materiais descartados que chegaram ao fim da vida útil e que podem ser produzidos em residências, estabelecimentos comerciais, industriais, hospitalares e instalações físicas em geral.

De acordo com o supervisor operacional da autarquia, André Santos, esse número está acima da média nacional, que é de 3%, conforme um estudo feito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. “Começamos 2022 com mais avanço, visto que a média de produtos reciclados, em Lucas, ultrapassou os 8% no último mês de janeiro”, completou.

Hoje, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto trabalha com o sistema de coleta seletiva, ou seja, o lixo doméstico é separado em duas categorias: orgânico e reciclável. Cada um tem um caminho e um reaproveitamento diferente.

A orientação é que a população coloque o lixo orgânico no contentor laranja e o lixo reciclável no contentor azul.

O serviço de coleta é realizado de segunda a sábado, das 3h às 17h, em todos os bairros. A autarquia possui cinco mil contentores distribuídos pela cidade, dois veículos lavadores e 21 caminhões.

A separação do lixo reciclável é feita no Ecoponto, localizado no bairro Tessele Júnior. Lá, o material também é prensado e comercializado pela Associação de Coletores de Materiais Recicláveis de Lucas do Rio Verde. “Menos impacto para o meio ambiente e geração de renda para 20 famílias luverdenses”, explicou o supervisor André Santos.

Os demais resíduos coletados e o refugo (sobra da reciclagem) são destinados ao aterro sanitário do distrito de Primaverinha, em Sorriso, que é comandado por uma empresa contratada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto. “A população luverdense está de parabéns. Vamos, juntos, reciclar ainda mais e ser exemplo para outras cidades brasileiras”, finalizou André.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Concurso para professores é dia 17 em Sinop

A etapa de avaliações em concurso público da Universidade...

Empresário assume Sindicato das Indústrias de Latícinios em Mato Grosso

Antônio Bornelli Filho foi eleito como presidente do Sindicato...

Governo de MT anuncia crédito para jovens advogados iniciarem a carreira

Com o objetivo de apoiar a profissionalização e incentivar...
PUBLICIDADE