quarta-feira, 17/abril/2024
PUBLICIDADE

Lucas do Rio Verde é o maior município produtor de soja transgênica no Nortão

PUBLICIDADE

Lucas do Rio Verde é o município que tem a maior área plantada de soja transgênica (geneticamente modificada) no Nortão, nesta safra 2004/05. De acordo com informações prestadas ao Só Notícias pelo agrônomo Luiz Henrique Gonçalves Pires, da Delegacia Federal da Agricultura (DFA), o município vai plantar 2.925 hectares da espécie modificada.

O relatório informa que os produtores fizeram a declaração de plantio, conhecida como Termo de Compromisso, Responsabilidade e Ajustamento de Conduta (TCRAC) para sete propriedades. A menor área de soja transgênica em Lucas do Rio Verde será de 85 hectares e a maior é de 1 mil hectares.

Entre os 22 municípios onde a soja transgênica vai ser cultivada, 6 são da região Norte: Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Nova Mutum, Vera e Tapurah. O maior município produtor de soja do Brasil, Sorriso, terá uma área de 1.797 hectares plantados, perdendo para Lucas e para o pequeno município de Tapurah, que terá duas áreas de plantação de transgênicas: uma de 1.080 hectares e outra de 420 hectares.

No Estado de Mato Grosso, Pedra Preta é o município onde vai ser cultivada a maior área declarada de soja geneticamente modificada: 6,2 mil hectares. O segundo município com maior área de plantio de soja transgênica é Alto Garças, com 6,08 mil hectares declarados, seguido de Alto Taquari (4,6 mil hectares).

Este ano, um maior número de produtores decidiu plantar soja transgênica porque o governo Federal autorizou o plantio desde que os agricultores fizessem o comunicado dentro do prazo, que expirou no dia 31 de janeiro. Com a autorização para o plantio da soja geneticamente modificada, os produtores deverão sair da clandestinidade e produzir soja para consumo, podendo multiplicar sementes para plantio próprio.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bolão em Mato Grosso ganha R$ 711 mil após acertar 15 números na loteria

Um bolão com quatro apostadores em Rondonópolis (144 quilômetros...

Confirmado show de Gusttavo Lima em Lucas do Rio Verde

A diretoria da Expolucas confirmou, há pouco, que Gusttavo...
PUBLICIDADE