sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Linhão:criados força-tarefa e disk-denúncia para conter sabotagens no Nortão

PUBLICIDADE

O encontro de prefeitos da região Norte, em Sorriso, com o superintendente da Polícia Federal, Aldair Rocha e diretor da Eletronorte, Paulo Kojima, hoje em Sorriso, definiu medidas para tentar conter as sabotagens nas torres de energia do linhão e evitar novos blecautes. haverá a criação de uma força tarefa com a Polícia Federal e a cúpula da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária e a equipe de segurança da Eletronorte e intensificar as investigações para chegar aos autores dos crimes. Na quinta-feira da próxima semana haverá novo encontro para acertar os detalhes. Também será criado em Lucas do Rio Verde, um serviço de disk-denúncias (semelhante ao sistema 0800) para receber informações que levem aos vândalos que provocaram a queda de 3 torres em agosto e recentemente tentaram derrubar outras, já no perímetro de Sorriso. Nos últimos 50 dias, teve duas sabotagens. Em uma delas as torres caíram deixando o Nortão por 33 horas às escuras.

O prefeito sorrisense, Dilceu Rossato, disse que o encontro atingiu os objetivos que foi sensibilizar as autoridades para o problema dos atos de sabotagem nas torres de energia elétrica. “Consideramos a reunião muito proveitosa, no sentido de que se avance mais nas investigações para chegar aos autores desses atos que prejudicam toda a população do Nortão”, afirmou Rossato. “Se não tomarmos medidas sérias e emergentes, vamos continuar tendo esses problemas continuamente.”, afirmou Rossato.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, foi enfático: “Considero atos de terrorismo, são crimes planejados, premeditados. Essa última tentativa de sabotagem traria um estrago muito grande. Vidas seriam perdidas: como tocar uma UTI por 5 dias com motor estacionário?”, disse o prefeito. Franz pediu às autoridades, principalmente à Polícia Federal, para que deêm a devida importância ao fato, pois são mais de 300 mil pessoas que seriam prejudicadas.

O superintendente da Polícia Federal, Aldair da Rocha, admitiu que “a falha ( da PF) pode ter ocorrido” e que a questão de segurança pública é de responsabilidade do Estado. “O que não nos impede de colocar à disposição do delegado toda a ajuda necessária. Nós não vamos tomar para nós as investigações até mesmo porque ela está sendo bem conduzida, mas vamos colocar nosso pessoal à disposição do delegado para apoiar no que for preciso”, disse ele.

O diretorda Eletronorte, Paulo Kojima, explicou que a empresa trabalha constantemente para vigiar grande parte do trajeto onde estão as torres do Linhão e buscará mecanismos para intensificá-los. Porém, deixou claro que “é impossível vigiar 2,5km mil de linha com precisão. Necessitamos da parceria com os proprietários das áreas onde passam as linhas. Para se ter uma idéia, de semana em semana, uma equipe de técnicos sai de Cuiabá e passa 3 dias para vistoriar todas as torres. Felizmente tivemos um produtor que descobriu a última sabotagem e conseguimos evitar um novo blecaute, como o último que deixou 300 mil pessoas sem energia elétrica”, disse.

A reunião de prefeitos e lideranças contou ainda com a presença do prefeito de Ipiranga do Norte, Gilberto Effiting, do deputado Dilceu Dal Bosco, do presidentes das câmara de Sorriso, Santinho Salerno, de Lucas, Marli Ventura, vereadores e outros representantes de 32 municípios da região.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio atinge secador de grãos em Sorriso

As câmaras de um secador de grãos foram parcialmente...

Confirmados shows de Zé Neto e Cristiano, Luan Santana e Hugo e Guilherme na Expolucas

A diretoria da Expolucas confirmou, esta semana, os shows...

Morre cantor Anderson, do Molejo, aos 51 anos

O cantor Anderson Leonaro, do Molejo, faleceu, no final...

Motociclista é socorrido após colisão com carro em Sorriso

O acidente envolvendo a Yamaha Crypton preta e o...
PUBLICIDADE