sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Liminar proíbe bloqueio da BR-163 no Nortão

PUBLICIDADE

Um frigorífico em Matupá obteve, ontem à tarde, na Justiça, uma liminar suspendendo o bloqueio da BR-163, por parte de produtores rurais, que ontem, foi feito das 07:00 às 11:30h e das 13:00 às 18:00h com o tráfego sendo liberado por uma hora e meia, no almoço. À noite o tráfego estava normal. O frigorífico argumentou que estava tendo inúmeros prejuízos com a interrupção no tráfego por não conseguir transportar gado para ser abatido e estaria comprometendo a produção da empresa.

Neste momento, os produtores de arroz estão reunidos para definir se o bloqueio da BR-163, na divisa entre Matupá e Peixoto de Azevedo se farão outra manifestação ou se continuarão bloqueando a rodovia, mesmo com a decisão judicial. Produtores 7 municípios do Nortão estão reunidos neste momento no Sindicato Rural de Matupá. Segundo Daniel Paes, um dos coordenadores do movimento, os produtores deverão definir a questão nos próximos 30 minutos.

O protesto na BR-163 é devido ao baixo preço do produto e a queda na classificação de qualidade da variedade Cirad 141 estabelecida pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aos grãos do tipo longo-fino. Ontem, os manifestantes bloquearam a pista até às 18;00h, com um breve intervalo na hora do almoço, quando liberaram o trânsito por uma hora.

A Conab informou que já encaminhou solicitação ao Ministério da Agricultura, atendendo a solicitação da Apa (Associação dos Produtores de Arroz de Mato Grosso) e outras entidades, com o pedido emergencial de flexibilização do critério de classificação, passando de 80% de grãos longo-finos por saca para uma exigência de 70%. O presidente da Conab, Jacinto Ferreira, se reúne hoje com técnicos do Mapa para discutir o pedido.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Biblioteca Container será inaugurada na próxima semana em bairro de Nova Mutum

A prefeitura anunciou que, na próxima terça-feira (30) será...

Secretaria de Desenvolvimento em Sinop passa a funcionar em nova sede

A secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico mudou de local...

Incêndio atinge secador de grãos em Sorriso

As câmaras de um secador de grãos foram parcialmente...

Confirmados shows de Zé Neto e Cristiano, Luan Santana e Hugo e Guilherme na Expolucas

A diretoria da Expolucas confirmou, esta semana, os shows...
PUBLICIDADE