segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Liminar determina que INSS pague seguro-defeso durante a Piracema em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Justiça Federal concedeu liminar ao Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF) determinando que a União, por meio do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), realize o pagamento do seguro-defeso aos pescadores artesanais do Estado. O pedido de tutela de urgência foi feito pelo procurador da República, Marco Antônio Ghannage Barbosa. O descumprimento da decisão acarretará o pagamento de multa diária de R$ 1 mil.

De acordo com as informações contidas na ação civil pública proposta pelo MPF, o INSS se recusou a considerar o período de defeso fixado pela Resolução do Conselho Estadual de Pesca (CEPESCA-MT), entre 1º de outubro de 2016 a 31 de janeiro de 2017, para o pagamento do seguro desemprego devido aos pescadores artesanais de Mato Grosso. Para fundamentar a negativa, o INSS tomou como base uma legislação defasada (artigo 1º, parágrafo 2º, da Lei nº 10.779/2003), que previa a competência ao IBAMA para fixar o período de defeso da atividade pesqueira. E, como Instituto Ambiental não fixou o mesmo período considerado pelo CEPESCA, o INSS se recusou a conceder o benefício aos pescadores.

Entretanto, a ação civil pública aponta que o artigo da referida Lei não pode ser aplicado, já que foi revogado tacitamente pela Lei nº 11.959/2009 e Lei Complementar nº 140/2011. Na primeira lei citada, o artigo 3º, parágrafo 2º, informa que compete aos Estados e ao Distrito Federal o ordenamento da pesca nas águas continentais nas suas respectivas jurisdições. Concomitante a este, o artigo 8º, inciso XX, da Lei Complementar nº 140/2011, ressalta que são ações administrativas dos Estados “exercer o controle ambiental da pesca em âmbito estadual”. Assim, o INSS deverá respeitar os limites estabelecidos pelo CEPESCA-MT e pagar o seguro-defeso aos pescadores artesanais que atuam nos rios das bacias hidrográficas do rio Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins.

Conforme o procurador da República, Marco Antônio Ghannage Barbosa apontou, em seu pedido liminar, o não pagamento do seguro-defeso aos pescadores, além de não garantir aos trabalhadores a renda necessária para a sobrevivência, também os colocaria em situação de risco já que alguns poderiam infringir a lei a fim de obter recursos extras por meio da pesca. Além disso, há claro risco a proteção do meio ambiente, pois a pesca no período reprodutivo dos peixes causa grave dano à ictiofauna mato-grossense.

A ação civil pública aponta ainda que a falta de comunicação e cooperação entre o ente federal e estadual gerou situação de grave insegurança aos pescadores artesanais, com a previsão de períodos de defeso diversos: um, estabelecido pelo órgão ambiental estadual; outro, que seria considerado para o pagamento do correspondente benefício do seguro desempregado, que não coincidiria com o período fixado pelo órgão competente.

Diante deste cenário, o Ministério Público Federal incluiu a União e o Estado de Mato Grosso como réus da ação, para que sejam condenados a cooperarem entre si, estabelecendo normas administrativas de modo que o período de defeso fixado pelo órgão ambiental competente seja o mesmo considerado para a concessão do benefício de seguro-desemprego dos pescadores artesanais, que é processado e pago pelo INSS.

Na definição de tais normas administrativas de cooperação, os entes podem definir prazos e procedimentos para a fixação do período de defeso e sua correspondente comunicação oportuna, de modo a garantir o devido planejamento orçamentário do ente pagador do benefício, a segurança na proteção ambiental e aos centenas de pescadores artesanais que devem parar de exercer sua atividade profissional no período e necessitam do correspondente benefício para sua subsistência.

Com a decisão de deferimento da Tutela de Urgência, proferida pelo juíz da 8ª Vara Federal Raphael Cazelli de Almeida Carvalho, o INSS terá 5 (cinco) dias, a contar da intimação do gerente-executivo do órgão, ocorrida em 19/10/2016, para começar a receber, processar e habilitar os requerimentos do seguro-defeso dos pescadores mato-grossenses.

A informação é da assessoria de imprensa do MPF.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros auxiliam moradora em trabalho de parto em Sorriso

O Corpo de Bombeiros de Sorriso auxiliou uma moradora,...

Comércio em Sinop não pode abrir no Dia do Trabalhador, informa CDL

Grande parte do comércio varejista geral não vai abrir...

Pescador morre afogado após barco virar em rio no Mato Grosso

A Polícia Civil confirmou que Willians Lopes de Siqueira,...
PUBLICIDADE