sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Lideranças e sindicalistas discutem invasões em campo experimental em Nova Mutum

PUBLICIDADE

Os vereadores de Nova Mutum se reuniram mais uma vez na manhã de terça-feira, dia 11, com os assentados associados da Appamo (Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento Maria de Oliveira) para tentar solucionar o caso do acampamento levantado por famílias de Lucas do Rio Verde no campo experimental. O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Francisco Moraes Filho, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Mutum, Leandro Finkler, também participaram da reunião. Foram convidados ainda o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde, Nilfo Wandscheer, e o superintendente do Incra, que não compareceram.

Wandscheer enviou um ofício afirmando que a área do campo experimental e memorial de luta do Maria de Oliveira é do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e dizendo que o órgão autorizou as famílias a acamparem no local. Porém,o presidente da Appamo, Zulmiro Bonafé, lembra que “a área, até que seja titulada, é da União. Os assentados discutiram a questão do parcelamento da área, onde deixamos esse campo experimental e somos tutores dessa área, que devemos cuidar, preservar, inclusive utilizar essa área”. Bonafé também disse não acreditar que o Incra tenha dado autorização para o acampamento. “Se isso for verdade, o Incra estaria influenciando e autorizando as pessoas a acamparem em áreas não permitidas, questão de invasão de terras, e isso é contra a Lei da Reforma Agrária”, afirmou.

Os assentados ainda ressaltaram que houve outro acampamento no início do ano e que, segundo ata de assembléia da Associação, realizada em 17 de abril, foi negociada a saída das famílias, que foram encaminhadas para o assentamento Dieter Metzner. “Agora outras famílias invadiram aquele local”, disse o presidente.

Para o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, Francisco Moraes, é preciso solucionar o impasse com instâncias superiores. “Nós vamos agendar uma audiência com o Incra em Cuiabá, convidaremos mais uma vez o Sindicato de Lucas e acho que assim chegaremos a um denominador comum. A gente percebe que, de alguma forma, o município de Nova Mutum está sendo prejudicado, pois aqui existem famílias que também precisam ser assentadas”, disse. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais mutuense, Leandro Finkler, são hoje cerca de 200 famílias no município associadas ao sindicato que esperam pelos assentamentos.

O vereador Vanderlei Antônio de Ávila, presidente em exercício da Câmara mutuense, acredita que da reunião com a Superintendência do Incra poderá surgir uma solução. “Nós temos que solucionar os problemas do nosso município, devemos ser bairristas nestas horas”, disse, assegurando que a audiência será realizada na próxima semana. Vanderlei lembrou que a parceria entre Legislativo, associações e comunidade organizada é que fará força para que o assunto seja solucionado o mais breve possível.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop vai aplicar mais de R$ 5 milhões em manutenção de áreas verdes

A prefeitura vai investir na aquisição de materiais para...

Secretaria estuda medidas para ampliar segurança de motoristas de aplicativo em MT

A secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) criou hoje...

Lula homologa terra indígena com 32 mil hectares em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da...
PUBLICIDADE