Geral

Licenciamento veicular online já está disponível em Mato Grosso

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso foi habilitado pelo Sistema Federal de Processamento de Dados e pelo Departamento Nacional de Trânsito para que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital fique disponível em sua versão digital, assim como a Carteira Nacional de Habilitação. Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico. Para ter o documento digital, o proprietário precisa estar com o licenciamento do veículo de 2018 pago.

É possível adicionar o CRLV ao aplicativo Carteira Digital, disponível para download. O cadastramento do veículo pode ser realizado no próprio aplicativo. Tanto a CNH quanto o CRLV Digital poderão ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo sem internet.

O Estado de Mato Grosso é o 14º a garantir essa tecnologia aos proprietários de veículos. Até o momento, mais de 200 mil usuários dos Estados do Ceará, Goiás, Pernambuco, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Maranhão, Amapá, Amazonas, Santa Catarina, Alagoas e Paraná, além do Distrito Federal, utilizam o documento eletrônico.

O CRLV Digital pode ser compartilhado para até cinco pessoas que utilizem o mesmo veículo, desde que já tenham instalado o aplicativo no celular. Quem recebe o CRLV Digital não consegue exportar ou compartilhar o documento, mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito. Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar o documento, é só cancelar a opção no aplicativo.

O documento digital do usuário está protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na carteira digital de trânsito. O acesso ao aplicativo pode ser feito também com a impressão digital do usuário nos dispositivos móveis que já possuam leitor por biometria.

A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito. O procedimento de obtenção do CRLV e da CNH Digital é 100% online, não sendo necessário o comparecimento do proprietário ao Detran.

Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)