Foi liberado há cerca de meia hora, o tráfego na BR-163, a cerca de 60 quilômetros de Sinop, sentido Itaúba. Centenas de caminhões, carretas e outros veículos que estavam parados desde o início da manhã, nos dois lados da pista, conseguiram seguir viagem.
Este foi o segundo dia de bloqueio. Ontem, a rodovia foi liberada somente às 17h30. Em alguns momentos o clima ficou tenso entre os manifestantes e caminhoneiros, que ficaram revoltados pelo atraso na entrega de cargas.
Os acampados estavam armados com facões e foices e cobravam a presença de representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para negociar o assentamentos de várias famílias que, há anos, estão acampadas na região.
Chegou a ser cogitado que uma equipe estaria se deslocando ainda hoje para a região, mas, até o momento, não houve nenhuma confirmação. Ainda não há previsão de novos bloqueios, mas pode ser retomado amanhã pela manhã.
Entre as cobranças das famílias estão o assentamento de duas mil famílias este ano, topografia e licenciamento ambiental e parcelamentos dos lotes para as 558 famílias, créditos para alguns trabalhadores, além do fornecimento de cestas básicas.
(Atualizada às 17h06)