segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Levantamento aponta que 25% das mortes no Pronto-Socorro de Cuiabá são vítimas de acidentes

PUBLICIDADE

Mortes em decorrência de acidentes automobilísticos representam média de 25% do total de óbitos no Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC). Entre janeiro e maio deste ano, 127 pessoas morreram dentro da unidade por causas externas e 31 (24,4%) haviam se envolvido em acidente no trânsito. Comparação entre os últimos 2 anos mostra que apesar das mortes reduzirem neste mesmo período, o percentual que representa os óbitos causados por acidentes automobilísticos se manteve.

Dados da Assessoria de Planejamento e Gestão do Núcleo de Informações (Asplan), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mostram que entre janeiro e maio de 2015, 230 pessoas morreram após dar entrada no PSMC e 59 (25,6%) eram vítimas de imprudência no trânsito. Já no mesmo período de 2016, o índice caiu para 202, sendo 45 (22,2%) mortes decorrentes de acidentes automobilísticos.

Considerando os meses, em 2015 e 2016, abril e março foram os que mais registraram mortes de vítimas do trânsito, respectivamente. Conforme a Asplan, em Cuiabá, as causas externas estão entre as 3 primeiras causas de mortes nos últimos anos, com uma tendência de queda perdendo para doenças do aparelho circulatório e neoplasias. Dentro deste grande grupo de causas os “acidentes de trânsito” são a segunda causa e, embora com flutuações, apresenta tendência de crescimento, considerando que os dados de 2017 são preliminares.

De acordo com a superintendente do PSMC, Zamara Brandão Ribeiro, mesmo com os dados considerados preocupantes, a unidade ainda é a melhor em atendimento de emergência em caso de acidentes de trânsito. “Temos uma equipe completa composta por neurocirurgião, ortopedista, cirurgião buco-maxilo-facial e emergências. É a equipe de trauma mais completa de Cuiabá, talvez até do estado. Por isso que sempre trazem o acidentado diretamente para o Pronto-Socorro, mesmo que ele tenha plano de saúde”.

Ela diz ainda que caso a unidade médica atendesse apenas urgência e emergência, o atendimento poderia ser ainda mais eficiente. Na tentativa de reduzir o número de acidentes fatais, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) diz que intensificará as ações de conscientização. “Fizemos um calendário com datas comemorativas, que são dias em que o condutor ingere bebida alcóolica, pisa no acelerador e acaba causando tragédias no trânsito”, frisou o gestor da pasta, Antenor de Figueiredo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre carro e moto deixa um em estado grave em Sinop

O motociclista foi socorrido em estado grave, ontem à...

Morre mãe do 1º deputado estadual eleito por Sinop

Faleceu, ontem, em Sinop, Ayako Hasegawa Yanai, mãe do...

Motociclista é socorrida com suspeita de fratura em Sinop

O acidente envolveu uma Honda Titan e uma Fiat...
PUBLICIDADE