sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Laudo da nova lesma da soja em Sorriso sai nos próximos dias

PUBLICIDADE

A nova espécie foi encontrada em novembro em uma lavoura de soja no município de Sorriso. Amostras da “lesma da soja” foram enviadas para pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e os produtores aguardam o laudo com o resultado da pesquisa, que deve ser divulgado nos próximos dias.

Segundo o vereador Sardi Trevisol, que está licenciado do cargo de secretário de Agricultura de Sorriso, mas deve reassumir a secretaria nos próximos dias, a preocupação agora é com o próximo plantio, já que a soja será colhida nos próximos dias. “Elas se alimentam durante a noite e de dia elas se escondem. Por isso fica difícil o controle”, explicou.

O proprietário da lavoura atacada pela nova espécie só percebeu a ação da larva após perder 120 hectares da soja. Para combatê-la, o produtor aplicou uma espécie de lesmicida, que matou as larvas jovens e adultas, conseguindo controlar a situação.

Sardi explicou que outras espécies de caramujo surgiram em algumas propriedades no município, mas não causaram muito prejuízo, já que se alimentam durante o dia e possuem inseticidas para combatê-los. A nova espécie não tem concha como o caramujo.

Os pesquisadores analisaram larvas mortas e identificaram o gênero da larva. Nos últimos dias também solicitaram amostras vivas, para que descobrissem o melhor método de combatê-la.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE