quarta-feira, 17/abril/2024
PUBLICIDADE

Cinco cidades do Nortão praticamente isoladas por causa das chuvas

PUBLICIDADE

Cinco municípios da região Norte de Mato Grosso estão praticamente isolados em razão da quantidade de chuva ocorrida na região nos últimos dias.

A situação é crítica em Colniza, Nova Monte Verde, Apiacás, Paranaíta e Santa Cruz do Xingu, onde as principais rodovias estão com buracos e atoleiros. Em alguns locais as pontes foram parcial ou totalmente destruídas e arrastadas pela força das águas.

Apesar da gravidade da situação nenhum município decretou até agora situação de emergência, conforme informações da Defesa Civil do Estado de Mato Grosso.

A MT-208, principal acesso à Paranaíta, está intransitável. Nos trechos onde não há pavimentação tem pelo menos cinco grandes atoleiros que impossibilitam a passagem, principalmente de veículos pequenos.

Os motoristas estão desviando pela MT-206, que passa pelo município de Alta Floresta. Como o fluxo de carros e carretas aumentou, a rodovia também está cheia de buracos.

A previsão é de mais chuva em todo o Estado nos próximos dias, principalmente na região Norte.

De acordo com dados do 9º Distrito de Meteorologia, na segunda-feira (09) choveu 90 milímetros no município de Santa Cruz do Xingu. Para se ter uma idéia do quanto a chuva foi intensa nessa localidade, neste mesmo dia choveu em Cuiabá 3.9 milímetros.

A chuva tem castigado mais fortemente os municípios do interior do Estado, como a cidade de Vera, onde no início da semana choveu 51 milímetros e Nova Xavantina, onde a precipitação chegou a 32,8 milímetros.

No município de Paranatinga, que em dezembro passado decretou situação de emergência em razão das fortes chuvas, 120 famílias ainda continuam desabrigadas.

Elas tiveram as casas completamente destruídas durante um temporal.

Conforme o superintendente em exercício da Defesa Civil do Estado, major bombeiro militar João Rainho Júnior, o município precisa publicar no Diário Oficial o decreto de situação de emergência para que o processo para a aquisição de recursos federais seja concluído e enviado para o Ministério da Integração Nacional, em Brasília.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Confirmado show de Gusttavo Lima em Lucas do Rio Verde

A diretoria da Expolucas confirmou, há pouco, que Gusttavo...

Motoristas de aplicativos de Cuiabá e Várzea Grande protestam após 3 assassinatos

Motoristas de aplicativos de Cuiabá e Várzea Grande protestam,...
PUBLICIDADE