PUBLICIDADE

Lançado livro ’50 anos de Sinop’ com a história e progresso da maior cidade do Nortão

PUBLICIDADE
Só Notícias

O professor e historiador Luiz Erardi Ferreira dos Santos lançou o livro ‘Sinop 50 anos’ com a história da fundação da maior cidade do Nortão e que está entre as principais do Centro-Oeste tendo mais de 200 mil habitantes, e que no último dia 14, comemorou 5 décadas. O livro tem 420 páginas, mais de 500 fotos históricas e atuais além de mapas. A obra retrata o grande crescimento da cidade desde sua fundação em maio de 1972.

Erardi descreveu, ao Só Notícias, que “a preocupação maior foi deixar relatado a evolução histórica de Sinop desde os primeiros passos que a cidade deu, a partir da abertura da área urbana, nas primeiras ruas, em 1972 até os dias atuais quando passa por processo de verticalização, dos condomínios. A cidade começou a ser aberta em 1972 pelo Uli Grabert, contratado pela colonizadora Sinop (depois foi gerente), sob a liderança de Enio Pipino e João Pedro Moreira de Carvalho para começar formar a cidade. O livro descreve as evoluções nas áreas de infraestrutura, educacional, saúde demais setores, mostrando as transformações ao longo do tempo, urbana e paisagistas. No começo, por exemplo, eram casas de madeira, sem forro, e hoje Sinop também tem mansões de altíssimo padrão, prédios mostrando o grande crescimento nestes 50 anos”.

Erardi não escondeu a emoção ao descrever, no livro, a luta das primeiras famílias de pioneiros na década de 70 que enfrentaram muitos desafios, grandes problemas mas mantiveram a fé em Deus e determinação. “Deixaram suas regiões e começaram a formar a cidade. Não havia luz, hospital, era pequena infraestrutura e as famílias pioneiras de Sinop abriram caminho para a chegada do progresso e desenvolvimento em todas as áreas. Elas lançaram as raízes do que Sinop é hoje”, definiu.

A elaboração dos textos, seleção das fotos, entrevistas com familiares de pioneiros, checagem dos dados foi feita por aproximadamente seis anos, com revisão do professor e ex-presidente da Academia Sinopense de Letras Ireneu Jaeger. A capa e impressão do livro foi de editora em Londrina (PR)

‘Sinop 50 anos’ é o quarto livro do professor e historiador Luiz Erardi Ferreira dos Santos que mora em Sinop desde 1983, foi o primeiro delegado regional de Educação e Cultura (rede estadual), primeiro chefe da Gabinete na prefeitura (gestão Geraldino Dal Maso) e exerceu mesmo cargo na gestão seguinte e secretário de Educação e Cultura na gestão de Adenir Barbosa (1997-2000), diretor de Cultura na gestão de Nilson Leitão e coordenador do Museu Histórico de Sinop por 15 anos, deixando o cargo em 2020.

O livro é vendido na Casa do Artesão, Machado Itaúbas e galeria Mari Bueno.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE