segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Lançado em Colíder projeto ‘primeiro passo’ e empresas contratam jovens aprendizes

PUBLICIDADE

O projeto Primeiro Passo lançado, esta semana, em Colíder, busca promover alternativas concretas que possam combater o trabalho infantil e, ao mesmo tempo, promover a aprendizagem de jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto já funciona em Cuiabá e Nova Mutum e os resultados positivos passam a ser aplicados em Colíder mas com um diferencial: o curso de qualificação dos participantes do projeto Primeiro Passo está sendo subsidiado por recursos de processos julgados na Vara do Trabalho da cidade. A decisão foi tomada pelo Comitê Multi-Institucional, que define quais projetos sociais terão a destinação dos recursos.

Foram selecionados 31 jovens e 19 acabaram sendo contratados pelas empresas participantes da iniciativa e já estão no curso de formação. 12 iniciarão suas atividades no projeto ao longo do ano. As aulas são ministradas pelo Senai e estão ocorrendo no Centro de Formação Mirim, que cedeu espaço para a etapa de capacitação.

Segundo o juiz da Vara do Trabalho de Colíder e coordenador do comitê, Mauro Vaz Curvo, as articulações para instalação do projeto iniciaram no ano passado e tiveram grande adesão da Prefeitura, por meio da Secretaria de Ação Social e outros órgãos da Administração municipal, da Associação Comercial e Empresarial de Colíder (ACIC), e, principalmente, dos empresários que ‘abraçaram’ o projeto.

“Participar de um projeto como o Primeiro Passo pode ser um divisor de águas na vida desses adolescentes, pois além do primeiro emprego, eles estão tendo a oportunidade de se capacitar – com formação prática e teórica, o que com certeza será um diferencial no futuro. Já para a Justiça do Trabalho mato-grossense, é uma oportunidade de aproximação com a sociedade num contexto de trabalho infantil, prática que deve ser combatida por todos”, ressaltou o magistrado, que destaca o empenho da desembargadora Beatriz Theodoro.

A assessoria do Tribunal Regional do Trabalho informa que, a grande procura pelo Primeiro Passo deu origem a outro projeto. O “Formar para Socializar”. Este também será subsidiado com recursos de ações civis públicas julgadas na Vara de Colíder e ofertará 500 vagas em cursos de qualificação, destinados aos jovens em situação de vulnerabilidade de todos os municípios que estão sob jurisdição a Vara de Colíder, que engloba as cidades de Itaúba, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita e Nova Santa Helena.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre carro e moto deixa um em estado grave em Sinop

O motociclista foi socorrido em estado grave, ontem à...

Morre mãe do 1º deputado estadual eleito por Sinop

Faleceu, ontem, em Sinop, Ayako Hasegawa Yanai, mãe do...

Motociclista é socorrida com suspeita de fratura em Sinop

O acidente envolveu uma Honda Titan e uma Fiat...
PUBLICIDADE