A campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes foi lançada hoje e, durante o mês, serão feitas ações para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual. Em Lucas do Rio Verde, a campanha está sendo liderada pela prefeitura, através da secretaria de Assistência Social, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, conselho tutelar, entidades e empresas parceiras.
A supervisora do CREAS, Nathyeli Cella, disse que a campanha tem a proposta de proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes. “O objetivo é mobilizar as famílias para terem um olhar de cuidado com as crianças. Durante todo o mês preparamos ações especiais para fortalecer a campanha, além de colocar uma flor amarela em pontos estratégicos da cidade”.
A supervisora disse que foram registrados, ano passado, 36 casos e neste ano houve 14 que estão sendo acompanhados pelo CREAS e toda a rede de proteção da criança e adolescente. “Destes casos, a maioria dos abusos aconteceu por alguém próximo da família. Por isso, as famílias precisam ficar atentas ao comportamento desta criança e adolescente e em caso de abuso, fazer a denúncia”, explicou, através da assessoria.
Conforme a primeira-dama, Rafaela Frizzo, durante todo o ano é feito o acompanhamento dos casos, mas neste mês é feita uma força tarefa para conscientização sobre a importância de denunciar. “É importante que as famílias fiquem atentas às crianças e adolescentes e façam a denúncia. Só assim, as crianças receberão o atendimento necessário, por isso a campanha é de extrema importância, para conscientizar para que as crianças não tenham seu direito violado”, afirmou.
A presidente do conselho, Lucileide Gurka, informou que as denúncias podem ser feitas pelo Disque 100. “A denúncia pode ser anônima, o importante é denunciar para que o Creas faça a abordagem necessária e a criança receba o atendimento adequado. O conselho municipal em conjunto com o Conselho Tutelar analisa os casos registrados de abuso e ajuda neste trabalho”.
Nos próximos dias, nas escolas Eça de Queirós, Balão Mágico, Caminho para o Futuro, Érico Veríssimo, Vinícius de Moraes e Anjo Gabriel serão feitas palestras com psicólogas e também contando histórias.