domingo, 6/julho/2025
PUBLICIDADE

Justiça obriga Estado a viabilizar acessibilidade em escolas

PUBLICIDADE

Uma liminar concedida ao Ministério Público de Mato Grosso, nesta quinta-feira (10.02), obriga o governo do Estado a promover reformas e acessibilidade em 32 escolas. Os projetos arquitetônicos terão que ser apresentados no prazo de seis meses e as obras deverão ser iniciadas a partir do dia 1º agosto e concluídas até o final de dezembro de 2012. A decisão judicial é resultado de uma ação civil pública proposta pela 8ª Promotoria de Justiça Cível e Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Juventude da Capital.

O Estado também terá que apresentar o alvará de funcionamento e o certificado contra incêndio e pânico do Corpo de Bombeiros Militar até 31.12.12. Caso os prazos estabelecidos pelo juiz não sejam obedecidos, o Estado terá que arcar com multa diária no valor de R$ 10 mil por cada item descumprido.

De acordo com o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko, além do Estado, o Ministério Público também acionou o município de Cuiabá. Mas, no decorrer da ação, a administração municipal concordou em firmar um Termo de Ajustamento de Conduta. Apenas o governo do Estado se recusou a aceitar qualquer acordo.

Em Cuiabá, conforme Slhessarenko, 21 escolas deverão ser reformadas, contemplando a execução de projetos de prevenção e combate contra incêndio e pânico e adaptações de acessibilidade. Os projetos deverão ser apresentados no prazo máximo de 90 dias. "O município também se comprometeu em iniciar as obras a partir do dia 01 de maio, com previsão de término até 31 de dezembro do ano que vem. As obras serão acompanhadas pelo Ministério Público e pelo Crea", informou o promotor de Justiça.

Segundo ele, o TAC estabeleceu ainda a realização de previsão orçamentária, exercício 2011 e 2012, suficiente para garantir o suporte de recursos necessários para o cumprimento do acordo. "O eventual descumprimento dos prazos indicados para conclusão das obras de reforma estrutural e elétrica, bem como de adequação de acessibilidade, em razão de caso fortuito e força maior, serão individualmente analisados, com apresentação de justificativa pela Secretaria Municipal de Educação no prazo máximo de 10 dias a partir do evento", acrescentou.

Além do promotor de Justiça, também assinam o TAC o secretário de Educação, Permínio Pinto Filho; a procuradora Juliette Caldas Miguéis e a arquiteta da SME Rúbia Nattally Moraes.

HISTÓRICO: As ações propostas pelo Ministério Público contra o Estado e o município de Cuiabá foram motivadas por denúncias de pais e diretores de escolas, além de relatórios do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada, realizado pelo Crea-MT em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Procon e Corpo de Bombeiros.

Os relatórios atestavam a existência de diversas irregularidades estruturais e a falta de acessibilidade nas escolas em Cuiabá. Foram apresentadas informações e fotografias referentes às vistorias efetuadas no período de 2005 a 2008 e, segundo o MP, demonstram situações graves e preocupantes, inclusive que colocam em risco a integridade física dos alunos, professores e servidores. Ao todo, foram citadas 32 escolas estaduais e 21 municipais.

Entre diversas irregularidades apuradas, destacam-se problemas nos forros e telhados que causam goteiras e infiltrações; fiação elétrica com "gambiarras"; falta de manutenção no sistema elétrico e sanitário; banheiros sem piso e com vasos e pias em péssimas condições; fossa séptica com transbordamento de resíduos e quantidade de banheiros insuficientes. Além disso, grande parte das escolas não possuem Alvará de Funcionamento e Projeto contra Incêndio e Pânico e Certificado do Corpo de Bombeiros Militar.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...

Queimada de grandes proporções atinge área de mata em Sinop

Uma queimada de grandes proporções atingiu uma área de...

Caminhonete capota após colidir com carro em Sinop

A batida ocorreu entre uma caminhonete Toyota Hilux e...
PUBLICIDADE