PUBLICIDADE

Justiça nega reajuste de 11,28% para servidores estaduais

PUBLICIDADE

A desembargadora do Tribunal de Justiça, Serly Marcondes Alves, negou pedido de liminar impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap). A categoria reivindicava no Judiciário que o governo do Estado pagasse os 11,28% do Reajuste Geral Anual (RGA) e não 7,36%, como aprovado em lei e proposta pelo Executivo.

A categoria solicitou repasse retroativo a maio, que é a data base dos servidores estaduais. Pediu ainda que o governo não corte o ponto dos grevistas. Os associados ao Sintap cruzaram os braços em 6 de junho e só encerraram a greve dia 30 do mesmo mês, voltando ao trabalho no dia 4 deste mês.

A greve da categoria polemizou, já que os servidores atuam no Instituto de Terras (Intermat) e no Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e o Estado alegou que a paralisação estaria colocando em risco a saúde do gado local, inclusive criações para exportação.

De acordo com o Sintap, ao finalizar a greve, as reivindicações continuariam no Judiciário. Na petição, analisada pela desembargadora Serly, alegou que a RGA é constitucional e que não deveria haver dúvida quanto ao pagamento do reajuste, de forma integral e imediata. Alegando crise, o Executivo aprovou a lei da RGA que prevê o repasse de 7,36% de imediato e o restante dividido até 2017.

O advogado do Sintap, Francisco Faiad, afirmou que vai entrar com um agravo instrumental, ainda junto ao TJ, questionando a decisão da desembargadora Serly e pedindo que a matéria seja apreciada pelo Pleno do Tribunal, alegando que outros desembargadores tiveram entendimentos diferentes do dela com relação a pedidos feitos por outras categorias relativos ao pagamento da RGA, o corte de ponto de grevistas e outras implicações da greve geral no Estado.

A direção do Sintap vai se reunir, esta tarde, para analisar a decisão judicial. Só depois disso, a presidente do Sintap, Diane Dias, irá se pronunciar. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Fiscalização do MP revela precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de MT

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Audiência pública discute soluções atividade garimpeira no Nortão

Na noite desta quinta-feira, foi realizada em Peixoto de...

Acusado de executar homem com 17 tiros em Lucas será levado a júri popular

Um dos suspeitos de assassinar João Rafael Fernandes, de...

Mato Grosso tem 12 mil cadastros ambientais rurais validados em um mês

Com um mês vigente, o Cadastro Ambiental Rural (CAR...
PUBLICIDADE