PUBLICIDADE

Justiça manda seguir investigação de improbidade administrativa em Juara

PUBLICIDADE

A ação civil pública que investigava suposto dano causado ao erário do município de Juara pelo ex-prefeito Aparecido Pinoti e pela ex-secretária de administração, Maria de Fátima Azoia Pinot, deverá ter prosseguimento. A determinação é da Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que definiu ser imprescritível as ações de improbidade administrativa em que se busca o ressarcimento do erário, como no caso em questão (Apelação nº 31.552/2008).

Na ação civil pública, o Juízo da comarca declarou a prescrição da ação, por entender que fora proposta há mais de cinco anos da prática dos atos apontados como lesivos aos cofres públicos (artigos 9º, 10 e 11 da Lei nº 8.429/92). Sustentou na apelação a imprescritibilidade das ações de improbidade administrativa para ressarcimento do erário. Já os apelados, nas suas contra-razões pediram a impugnação do recurso.

Para o relator do recurso, desembargador Benedito Pereira do Nascimento, como a matéria contém pedido de ressarcimento ao erário, aplica-se o disposto no artigo 37, parágrafo 5º, da Constituição Federal, que determina ser a ação de ressarcimento ao erário imprescritível, restando afastado, por conseqüência, o disposto no artigo 23, inciso I, da Lei nº 8.429/92 (Lei da Improbidade Administrativa). Esse artigo versa que as ações de improbidade podem ser impetradas até cinco anos após o término do exercício do mandato. Além disso, o magistrado ponderou que esse assunto já é entendimento pacificado nos tribunais.

O voto do relator foi acompanhado pelo juiz substituto de Segundo Grau Marcelo Souza de Barros ( revisor) e pelo desembargador Márcio Vidal (vogal).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE