terça-feira, 16/abril/2024
PUBLICIDADE

Justiça condena 7 integrantes do Comando Vermelho por tráfico de drogas em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

Sete integrantes da facção Comando Vermelho, em Juína (734 quilômetros e Cuiabá) foram condenados pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá por constituição de organização criminosa e tráfico de drogas. A penas aplicadas a cada um dos réus variaram de 10 a 16 anos de prisão, segundo dados da assessoria do Ministério Público.

De acordo com o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado, o oferecimento da denúncia e a instrução processual foram realizados no município de Juína, mas o juízo local declinou competência para a 7ª Vara Criminal de Cuiabá, que processa e julga os crimes de organizações criminosas.

Conforme a sentença, os sete possuem idades entre 22 e 39 anos, estão presos desde 2018 e continuarão na mesma situação, já que a prisão preventiva de todos foi mantida. Segundo o Ministério Público, os réus integravam diversos grupos no aplicativo WhatsApp com o objetivo de discutir a comercialização de entorpecentes em Juína. Entre eles, os grupos “Mano Zeca”, “Amigos irmãos” e “Amigos do Pizero”.

Além do modo de distribuição de entorpecentes, os grupos eram utilizados para troca de mensagens relacionadas aos cadastros de pontos de vendas, realização de cobranças e até para imposição do domínio e monopólio do tráfico na cidade pelo Comando Vermelho. “Por esses grupos eram enviados diversos informativos acerca do ‘Comando Vermelho’, bem como advertências aos integrantes do ‘CV’ de Juína acerca das punições a serem aplicadas caso alguém não siga as regras da facção”, diz um trecho da sentença.Estruturalmente ordenada, a organização, segundo o MP, funcionava mediante divisão de tarefas com o objetivo de obter vantagem com o tráfico ilícito de entorpecentes na cidade de Juína, além de empregarem armas de fogo no intento criminoso. Um dos réus era responsável por transportar as drogas do Comando Vermelho, levando-os de Cuiabá para Juína.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal mantém na cadeia acusado de mandar matar ex-mulher em Lucas do Rio Verde

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso...

Cotação do boi gordo fica estável em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, esta...
PUBLICIDADE