segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Justiça afasta agentes acusados de cobrar propina para facilitar entrada de celulares na cadeia de Lucas

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: arquivo/assessoria)

A juíza Gisele Alves da Silva acatou o pedido do Ministério Público do Estado (MPE) e determinou o afastamento de dois agentes penitenciários, um homem e uma mulher, acusados de receber propina para facilitar a entrada de 56 aparelhos celulares na cadeia de Lucas. Ambos continuarão recebendo salários, no entanto, tiveram R$ 104 mil bloqueados, valor supostamente cobrado de propina dos detentos.

O Ministério Público detalhou no pedido que investigou a denúncia de que os policiais penais teriam permitido a entrada dos aparelhos, entre março e agosto. De acordo com a denúncia, em alguns casos, os próprios agentes teriam levado os celulares. O MPE também citou a apreensão de outros dois aparelhos, que entraram posteriormente, e a apreensão de uma televisão “contendo mais de 20 celulares em seu interior”.

De acordo com o depoimento de outro policial penal, os dois agentes foram apontados como responsáveis pela entrada dos aparelhos depois “que um detento sofreu tentativa de homicídio, e resolveu contar o que sabia”. O preso detalhou que a agente penitenciária “estava todos os dias na cadeia”, mesmo quando não estava de plantão.

“Assim, todo o contexto trazido aos autos, sobretudo dos elementos coletados em sede de inquérito civil, dão a entender, ao menos em exame de cognição sumária, que os requeridos ingressaram, promoveram, intermediaram, auxiliaram e/ou facilitaram a entrada de aparelhos celulares, sem autorização, no Centro de Detenção Provisória local, o que poderá causar prejuízo à instrução processual, podendo inclusive, haver reincidência da conduta indevida, caso permaneçam no exercício da função”, destacou a juíza, ao deferir o pedido do Ministério Público.

Conforme Só Notícias já informou, em agosto, uma ação integrada revistou 12 celas da cadeia de Lucas e encontrou 53 celulares. Além de policiais penais, também participaram efetivos da Polícia Civil, Polícia Militar, Canil do Gefron e Ministério Público. A cadeia de Lucas abriga cerca de 230 presos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros auxiliam moradora em trabalho de parto em Sorriso

O Corpo de Bombeiros de Sorriso auxiliou uma moradora,...

Comércio em Sinop não pode abrir no Dia do Trabalhador, informa CDL

Grande parte do comércio varejista geral não vai abrir...

Pescador morre afogado após barco virar em rio no Mato Grosso

A Polícia Civil confirmou que Willians Lopes de Siqueira,...
PUBLICIDADE