segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Juiz nega absolvição de bilionário pego com barra de ouro em aeroporto de Várzea Grande

PUBLICIDADE

Preso no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, em março de 2007, em posse de uma barra de ouro que pretendia transportar sem declarar, o bilionário austríaco Werner Rydl, réu em uma ação penal que tramita na 5ª Vara Federal de Cuiabá, teve negado o pedido de absolvição sumária. Por outro lado, o juiz Jeferson Schneider revogou duas medidas cautelares impostas anteriormente e marcou para o dia 16 de março deste ano, às 14h30, a audiência para ouvir o réu.

Com isso, o bilionário que é naturalizado brasileiro e já tem histórico de envolvimento em crime de evasão fiscal em seu país de origem não precisa mais comparecer periodicamente em juízo para justificar suas atividades e nem está mais proibido de se ausentar de Cuiabá, como foi determinado antes.

A denúncia contra Wrener por crimes contra a ordem econômica oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) foi aceita por Schneider em julho de 2015. Ele foi preso no dia 27 de março e ganhou liberdade provisória no dia 30 do mesmo mês. À ocasião, foram impostas as meditas cautelares.

No dia em que foi barrado pela Polícia Federal no aeroporto, o empresário bilionário que atua no comércio de ouro e é apontado como dono de uma fortuna de aproximadamente R$ 19 bilhões, estava em posse de uma barra de ouro que pretendia transportar de forma ilegal – pois não foi declarada -, para Santarém, no estado do Pará. Após a detenção, ele foi levado para a superintendência da PF, em Cuiabá, mas o órgão não repassou detalhes da ocorrência.

Em 2006, o Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, concedeu a extradição do austríaco, sob a acusação de burla qualificada continuada (crime grave de fraude), resistência contra autoridade e organização criminal. O pedido foi feito pela Áustria, em dezembro de 2004, por meio do Tribunal de Primeira Instância para Assuntos Penais de Viena, sendo solicitada, posteriormente, a prisão do austríaco e efetuada a prisão preventiva dele em março de 2005.

Por sua vez, ele negou as acusações que lhe foram formuladas pelo governo austríaco, atribuindo o fato a perseguições políticas. Alegou que não cometeu os crimes de sonegação fiscal e que tais delitos estariam prescritos à luz das legislações de ambos os países. Rydl disse também que era brasileiro naturalizado desde agosto de 1995 e que seu processo de naturalização foi requerido bem antes da data da imputação dos fatos supostamente delituosos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre carro e moto deixa um em estado grave em Sinop

O motociclista foi socorrido em estado grave, ontem à...

Morre mãe do 1º deputado estadual eleito por Sinop

Faleceu, ontem, em Sinop, Ayako Hasegawa Yanai, mãe do...

Motociclista é socorrida com suspeita de fratura em Sinop

O acidente envolveu uma Honda Titan e uma Fiat...
PUBLICIDADE