PUBLICIDADE

Juiz manda empresa de telefonia instalar “orelhões” em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Chico Ferreira/A Gazeta/arquivo)

O juiz Mirko Vincenzo Giannotte determinou que a OI, empresa de telefonia, instale e faça a manutenção dos telefones de uso público (TUP) em Sinop, os chamados “orelhões”. A decisão se deu em uma ação movida pelo Ministério Público do Estado (MPE) e também determina que a prefeitura faça a adequação dos acessos para deficientes nos locais onde serão instalados os equipamentos.

O MPE começou a investigar a situação dos orelhões em Sinop ainda em 2012, por meio de um inquérito civil. A Promotoria concluiu, então, pela “existência de inúmeras irregularidades nos TUPs instalados no Município de Sinop”. Entre as falhas, estava a falta de acessibilidade nos orelhões existentes, situação de responsabilidade da prefeitura.

No julgamento da ação, Mirko lembrou que alguns telefones de uso público se encontravam inoperantes, devido à falta de manutenção pela empresa concessionária de serviço público. O magistrado citou que a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) aponta que “os telefones públicos ainda fazem parte da realidade de muitos brasileiros”. Conforme a agência, 62% dos orelhões ativos processam, em média, até duas chamadas por dia, considerando as ligações recebidas e realizadas.

“O telefone público, o popular “orelhão”, é uma importante ferramenta no processo de expansão da telefonia fixa e de acesso à informação, por possibilitar o acesso de qualquer pessoa, independentemente de sua localização e condição socioeconômica às comunicações”, afirmou Mirko, na sentença.

O magistrado também apontou falhas na acessibilidade dos equipamentos. “Conjugando-se todas essas determinações legais, extrai-se, sem sombra de dúvida, a obrigação do poder público de garantir a funcionalidade das vias, passeios e calçadas públicas, a fim de que as pessoas portadoras de deficiência tenham acesso aos telefones públicos instalados no município”.

Conforme a decisão, a Oi terá que instalar orelhões no setor industrial Norte e em frente à Associação dos Deficientes Físicos, no Parque das Araras, além de fazer a manutenção do aparelho localizado na câmara municipal. Já a prefeitura terá que instalar piso tátil de alerta e sinalização adequada nos locais onde estão instalados os TUPs da Júlio Campos com Primaveras, da Rua das Aroeiras, nas proximidades da antiga Câmara Municipal, e da rua dos Ciprestes, em frente a Associação dos Deficientes Físicos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE