quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Juiz em Sorriso decreta prisão preventiva de 6 envolvidos em furtos e desvio de cargas de soja

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

O juiz da segunda vara criminal da comarca de Sorriso, Anderson Candiotto, decretou e manteve a prisão preventiva de seis envolvidos em furtos e desvios de cargas de soja, que foram presos em flagrante em ações no último final de semana. “Nos últimos meses, crimes desta natureza (furto de carga) aumentaram consideravelmente em nossa região, havendo diversos inquéritos em andamento visando a apuração destes crimes, o que vem causando prejuízos para várias empresas de transportes de cargas e a produtores rurais da região”, manifestou, na sentença.

Para cometer os crimes, o modo de operação consiste no aliciamento de motoristas e de pessoas envolvidas no ramo de transportes, até de classificadores e pessoas envolvidas com a pesagem dos grãos, por vezes, mediante divisão de tarefas entre os envolvidos (aliciamento, pagamento da carga, falsificação de documentos, furto e receptação).

Nas ações, ainda foram apreendidas notas e carimbos falsificados de motoristas aliciados pela associação criminosa, sendo que ao carregarem os caminhões com a soja, desviavam a carga e não a entregavam ao seu destino. “Verifica-se pelos termos de depoimento dos autuados que existem outras pessoas envolvidas no esquema criminoso, sendo importante salientar que nos últimos meses crimes desta natureza (furto de carga) aumentaram consideravelmente em nossa região”, disse Candiotto.

Ainda de acordo com o juiz, há diversos inquéritos, neste sentido, já em andamento. Em menos de uma semana, foram três casos na região, e com aproximação do período de escoamento da soja, a tendência é que esses crimes aumentem. “Sempre com o mesmo modus operandi, o que vem causando prejuízos consideráveis às empresas de frete e aos agricultores da região, já que as cargas furtadas são geralmente de alto valor econômico, não sendo demais destacar que estamos na época de escoar a produção da safra de soja, o que aumenta a procura de frete nesse período”, completou.

Conforme Só Notícias já informou, em um dos casos, dois suspeitos, de 50 e 22 anos, foram presos entre Sorriso e o município de Ipiranga do Norte com uma carga de 50 toneladas de soja, na segunda-feira. Os policiais receberam informações de uma carga que teria sido desviada de uma propriedade, monitoraram a carreta semirreboque que saiu de Ipiranga carregada com mais de 49 mil quilos de soja e realizaram a ação.

Já no sábado,  a Força Tática da Polícia Militar de Sorriso prendeu cinco integrantes de um esquema que atuava no desvio de cargas de milho, soja, dentre outros. Entre os envolvidos, três são caminhoneiros, um é motorista de aplicativo e outro trabalhava em um escritório clandestino, que falsificava notas, localizado em Sinop. Com os suspeitos, foram apreendidos R$ 30 mil, celulares, três carretas, além de documentos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE