O jovem Oziel de Oliveira, 22 anos, que ficou nacionalmente conhecido após postar um vídeo na internet pedindo ajuda para realizar uma cirurgia de reconstrução facial, está se preparando para o segundo procedimento médico, que deve acontecer até o final deste ano. Há quase 30 dias, ele passou pela primeira intervenção médica.
O morador de Lucas do Rio Verde está hospedado em São Paulo, na casa de uma amiga, para fazer os procedimentos médicos rotineiros necessários para a reconstrução de sua face. Em dezembro, ele será submetido a uma complexa cirurgia onde serão colocados os primeiros enxertos de pele, músculo e osso em seu rosto, que foi danificado por um tipo raro de câncer quando ainda era criança.
Para que os cirurgiões tenham material para o enxerto, Oziel foi submetido a primeira intervenção médica no final de agosto. "Na segunda cirurgia os médicos irão fazer o ‘céu da boca" para eu poder falar melhor e me alimentar melhor. Vai melhorar bastante, mas vou ter que me acostumar a falar novamente, me adaptar", prevê o jovem.
O complexo procedimento deve exigir a participação de vários médicos especialistas. Segundo Oziel, ele tem sido acompanhado por uma equipe que envolve 20 profissionais, entre eles anestesista, cirurgião plástico vascular, cirurgião buco-maxilo, psicólogo, dentre outros. Os médicos não souberam precisar ao paciente quantas intervenções cirúrgicas serão necessárias para que a reconstrução facial seja concluída.