Diversas empresas madeireiras de Cláudia e União do Sul enfrentam diariamente problemas com a prestação do serviço de internet banda larga naquela região. Outra situação pontual que também onera no trabalho das indústrias é que, diariamente, o sistema da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) trava ou oscila por várias horas ao dia, deixando as empresas sem mecanismos de emissão de notas fiscais e Guias Florestais (GFs).
O problema na transmissão dos dados já levou a classe empresarial de Cláudia a ajuizar ação pública contra a operadora do sistema de internet do Estado pela má prestação do serviço, em abril do ano passado. Segundo um dos empresários, há muita queda, oscilação e, quando está em funcionamento, a velocidade é inferior à normal.
Em nota sobre o processo, a Promotoria de Justiça declarou que a fiscalização realizada por uma empresa terceirizada identificou velocidade abaixo do normal no serviço oferecido.
Na época, em resposta à ação, a Brasil Telecom reconheceu a necessidade de ampliação do sistema de transmissão de internet em Cláudia, no entanto, seria necessário um estudo de reforço da estrutura para novas antenas.
O Ministério Público concluiu que a atribuição da causa deveria ser do Ministério Público Federal, para quem foi encaminhado o processo.