Newton Hidenori Ishii, conhecido como Japonês da Federal, esteve em Sinop, nesta quarta-feira, divulgando seu livro “O Carcereiro”, onde conta sobre sua carreira como agente da Polícia Federal e atuação junto aos presos da Lava Jato que levou políticos e empresários milionários para a cadeia por corrupção.
Os óculos escuros e a participação em quase toda as prisões de políticos, empresários e empreiteiros envolvidos em desvios milionários fizeram com que o apelido dele virasse marchinha de carnaval, boneco de Olinda, e ganhasse uma repercussão muito grande nas redes sociais.
Ishii concedeu entrevista ao Só Notícias e também falou sobre sua polêmica prisão. Ele foi acusado em 2009 por facilitar a entrada de contrabando no país. Em junho de 2016, chegou a ser preso na Operação Sucuri, que descobriu envolvimento de agentes na entrada de contrabando pela fronteira, e passou a cumprir pena em regime semiaberto harmonizado. Quatro meses depois, o agente teve a pena reduzida e retirou a tornozeleira eletrônica.
Assista