domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Internet gratuita do projeto Cidade Digital já atinge 24 localidades de Sinop

PUBLICIDADE

Vinte e quatro pontos da cidade já podem contar com internet gratuita, atendendo em média de 23 mil pessoas. Entre os bairros e pontos atendidos, segundo a prefeitura, estão aeroporto, Catedral, CRAS Boa Esperança, CRAS Menino Jesus, Creche Cecilia Meirelles (Jardim Violetas), Creche Alto da Glória, Creche Tempo de Infância, as escolas Rodrigo Damasceno, Ana Cristina de Senna, Basiliano do Carmo de Jesus, estadio Gigante do Norte, ginásio Olímpico José Carlos Pasa, laboratório municipal; parque florestal; praça das Bandeiras, praça Plinio Callegaro e nos PSFs Boa Esperança, Gente Feliz, Ibirapuera, Camping Club, Torre Recanto dos Pássaros, UPA 24 horas e ginásio do Jardim Violetas.

Foram instaladas sete torres para distribuição e é através do Sistema de Rede Mesch (via rádio) é possível hoje ter internet gratuita inclusive em casa, no entanto, é necessário estar em um raio de 300 metros do Local da Estação.

O alcance pode ser ainda maior com a aquisição de rádio pelo cidadão e direcionando para Estação. Para melhorar o nível da conexão foram instalados 12 km de fibra ótica interligando três pontos UPA – Prefeitura – Centro de Eventos. Futuramente, esta fibra será estendida.

O coordenador técnico do projeto, Daniel Sepi de Lima, disse ao Só Notícias que o projeto, que inclui 85 câmeras de segurança (55 externas e 30 internas) está funcionando em 95% de sua totalidade. “As Câmeras internas (nas unidades de saúde) estão funcionando, as imagens chegam aqui no nosso departamento. Quanto às externas, das 55 câmeras, 3 voltaram da garantia e serão instaladas nos próximos dias e sete estão com alguns problemas também serão verificadas na sequencia, o restante está em pleno funcionamento”, garantiu.

O monitoramento das câmeras de segurança é feito na Secretaria Municipal de Trânsito. A manutenção do serviço é constante por ser uma rede “viva”. “A energia elétrica é instável e pode ocorrer, eventualmente, de algum ponto de acesso de internet ou câmera estar em manutenção. No entanto, assim que é identificado o equipamento com problema é encaminhado para avaliação em laboratório para manutenção”, pontuou.

O projeto visa  aumentar a segurança pública, promover a inclusão digital e unificar serviços de dados e telefonia fixa. Foram investidos R$ 10,5 milhões, oriundos do convênio entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e Prefeitura Municipal.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

SEMA inaugura fábrica de castanhas em território indígena no Mato Grosso

A secretaria estadual de Meio Ambiente inaugurou uma fábrica...

Bebê de 2 meses morre após se engasgar em Sorriso

Uma bebê de 2 meses e 25 dias morreu...
PUBLICIDADE