
Foram instaladas sete torres para distribuição e é através do Sistema de Rede Mesch (via rádio) é possível hoje ter internet gratuita inclusive em casa, no entanto, é necessário estar em um raio de 300 metros do Local da Estação.
O alcance pode ser ainda maior com a aquisição de rádio pelo cidadão e direcionando para Estação. Para melhorar o nível da conexão foram instalados 12 km de fibra ótica interligando três pontos UPA – Prefeitura – Centro de Eventos. Futuramente, esta fibra será estendida.
O coordenador técnico do projeto, Daniel Sepi de Lima, disse ao Só Notícias que o projeto, que inclui 85 câmeras de segurança (55 externas e 30 internas) está funcionando em 95% de sua totalidade. “As Câmeras internas (nas unidades de saúde) estão funcionando, as imagens chegam aqui no nosso departamento. Quanto às externas, das 55 câmeras, 3 voltaram da garantia e serão instaladas nos próximos dias e sete estão com alguns problemas também serão verificadas na sequencia, o restante está em pleno funcionamento”, garantiu.
O monitoramento das câmeras de segurança é feito na Secretaria Municipal de Trânsito. A manutenção do serviço é constante por ser uma rede “viva”. “A energia elétrica é instável e pode ocorrer, eventualmente, de algum ponto de acesso de internet ou câmera estar em manutenção. No entanto, assim que é identificado o equipamento com problema é encaminhado para avaliação em laboratório para manutenção”, pontuou.
O projeto visa aumentar a segurança pública, promover a inclusão digital e unificar serviços de dados e telefonia fixa. Foram investidos R$ 10,5 milhões, oriundos do convênio entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e Prefeitura Municipal.


