Pesquisa inédita encomendada ao Ibope Inteligência pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República revela que no hábito de consumo de mídia da população brasileira, o consumo de Internet apresenta uma crescente. A televisão ainda se mantém na ponta, porém a hegemonia é menor entre jovens de 16 a 25 anos.
A “Pesquisa Brasileira de Mídia 2014” é um documento elaborado a pedido da Presidência para subsidiar a elaboração da política de comunicação e divulgação social do Executivo federal. Foram analisados os diferentes meios de comunicação e, ao final, o índice de confiança da população na mídia.
O meio de comunicação preferido dos brasileiros é a televisão, com 76,4%, seguida da internet, com 13,1%. Na faixa etária de 16 a 25 anos, no entanto, a preferência pela TV cai para 70%, enquanto que pela internet sobre 25%. Se os mais jovens apontam para essa preferência, a tendência de crescimento para a internet é maior que para televisão.
Parte da vice-liderança da internet se explica pelo custo do acesso, nível de escolaridade e interação com ferramentas tecnológicas. A maioria dos brasileiros (53%) ainda não acessa a rede, mas a proporção de cliques cresce à medida que aumenta a renda e a escolaridade dos entrevistados.
Enquanto 21% dos entrevistados com renda familiar de até um salário mínimo acessam a rede semanalmente, a proporção sobre para 75% se analisados aqueles com renda superior a cinco salários mínimos. A mesma relação se repete quando a pesquisa mensura os acessos à internet em casa. Entre os respondentes com renda superior a cinco salários mínimos, 78% tem acesso à web em casa, enquanto o acesso em domicílio do grupo com menos de um salário mínimo de renda se limita a 16%.
No recorte escolar, 87% dos entrevistados com nível superior disseram acessar a internet pelo menos uma vez por semana – 84% dos domicílios deste grupo têm acesso à web. Em contraste, apenas 8% dos entrevistados que cursaram até a 4ª série têm contato com a rede mundial de computadores ao menos uma vez por semana.
A principal plataforma de conexão com a internet é o computador (84%), seguido pelos smartphones (40%) e pelos tablets (8%). O trabalho de campo “Pesquisa Brasileira de Mídia 2014” foi realizado entre 12 de outubro e 6 de novembro do ano passado com 18.312 brasileiros em 848 municípios. A margem de erro estimada é de 1 ponto percentual, assumindo o intervalo de confiança de 95%. Apesar de a pesquisa mostrar hábitos de consumo de mídia, a verba de publicidade do governo continuará sendo definida por dados de audiência, como o comScore, por exemplo.