Geral

Integração lavoura-pecuária encerra Simpósio Regional de Agronegócio em Sinop

Cinco estações de pesquisa serão apresentadas, dia 11, durante a quinta edição do dia de campo ‘Integração Lavoura-Pecuária’, incluso na programação do segundo Simpósio Regional de Agronegócios, durante a Exponop. As discussões serão realizadas em uma fazenda, em Santa Carmem (35km de Sinop), a partir das 8h, voltadas a agricultores, pecuaristas, estudantes e profissionais autônomos ligados à agropecuária.

Na a primeira, o diretor-proprietário da Agropel falará sobre ‘Condução, desafios e principais resultados do sistema de integração lavoura pecuária no ano 2007/08’. Wander Bosco, da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), aborda ‘Análise econômica do sistema’. ‘Manejo e condução do sistema de produção para os biênios 2008/10’, será apresentado pelo pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, Flávio Jesus Wruck.

A segunda estação traz ‘Dinâmica de nutrientes’, com o agrônomo Pedro Correto Priante, assessor agronômico de uma multinacional. Na terceira estação, o pesquisador Tarcísio Cobucci da Embrapa, discute ‘Implantação e condução dos consórcios de safrinha, no sistema Santa Fé, para integração lavoura pecuária’. Alfeo Augusto, presidente do Clube Amigos da Terra demonstra ‘Atuação nas implantações do sistema lavoura pecuária em Sorriso’.

Na penúltima estação haverá ‘Portfólio da Dow para safrinha no sistema’. A quinta e última debate ‘Produção animal’, com Eduardo Kling de Moraes, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ainda, ‘Cultivares de forrageiras para integração: características e recomendações, com Gutemberg Carvalo Silveira , presidente da Unipasto e Valter José Peters, gerente SNT/Embrapa de Rondonópolis.

A previsão é que o evento encerre às 12h30, com almoço. O dia de campo encerra a programação do Simpósio Regional de Agronegócios, paralelo a Exponop. Dia 9 haverá palestras sobre a pecuária, dia 10 agricultrua, e, 11, o encerramento, com debate focado na integração entre lavoura e pecuária.